Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comunidade indígena alvo de ataques em MS recebe inspeção judicial

Indígenas já tiveram galpão e casas destruídas em ataques por disputa de terras
Fábio Oruê -
indígenas
Justiça Federal ouviu demanda dos indígenas (Foto: Divulgação/ Cimi)

O Juiz Federal de , Rodrigo Vaslin, esteve na manhã desta quarta-feira (12), na comunidade indígena Kurupi, que já foi alvo de dois ataques por disputa de terras neste ano.

A Justiça Federal realizou inspeção judicial, pela primeira vez, para ouvir a comunidade sobre as violações de direitos humanos sofridas pela comunidade, conforme assessor jurídico do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Anderson Santos.

Em abril, um tratorista destruiu um galpão usado pelos indígenas para reuniões. Os destroços do barraco foram enterrados pelo tratorista, com a intenção de ocultar provas da atividade criminosa, segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

indígenas
Indígenas já foram alvo de ataques diversas vezes (Fotos: Divulgação/ Cimi)

Há pelo menos uma década a comunidade Kurupi vive de acampamento em acampamento na beira da BR-163, aguardando a demarcação das terras.

O tekoha Kurupi, localizado dentro da Terra Indígena -Amambai Pegua II, encontra-se, há anos, com seu processo de demarcação travado. O Juiz alegou estar atento às suas necessidades dos indígenas e busca, através de decisões judiciais, fazer com que a Funai conclua o procedimento administrativo de identificação e delimitação do Tekoha parado.

A comunidade recebeu de forma receptiva o juízo federal e considerou produtiva a visita pois pôde expor, além da questão territorial, diversos outros direitos não assistido pelo administração federal.

indígenas
Comunidade espera demarcação há mais de 10 anos (Foto: Divulgação/Cimi)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
moraes

Moraes proíbe acampamentos na Praça dos Três Poderes e em frente a quartéis das Forças Armadas

Presidente da Fenae debate direitos dos trabalhadores da Caixa em agenda na Capital

Jornalista foi assassinado há cinco anos na fronteira ente Brasil e Paraguai

Viúva de Leo Veras quer proteção das autoridades paraguaias, após denúncias

Campo Grande tem plantão de vacinação contra a gripe em 4 pontos neste fim de semana; confira

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Preta Gil deixou playlist com 100 músicas para tocar em seu velório; veja a lista

Últimas Notícias

Famosos

Gominho revela como está a mãe de Preta Gil: ‘Tinha medo de perder mais um filho’

Durante o velório, Gominho deu detalhes do estado de Sandra Gadelha, mãe da cantora Preta Gil; esse é o segundo filho que ela perde

Emprego e Concurso

Se mudaria? Cidade com 8 mil habitantes abre mais de 30 vagas em concurso para professor

Os salários para professor podem chegar a R$ 3,7 mil

Brasil

Deputados bolsonaristas desmontam acampamento na Praça dos três Poderes após ordem de Moraes

Ministro intimou governador do Distrito Federal para não permitir "nenhum novo acampamento"

Polícia

‘Vou matar’: Homem é preso após agredir esposa e enforcar a própria filha menor de idade

Acusado prometeu matar a mulher e os policiais que atenderam a ocorrência enquanto era conduzido à delegacia