Pular para o conteúdo
Cotidiano

Comitiva de Okinawa trata de Parque Tecnológico a Museu da Imigração em Campo Grande

Comitiva também vai coletar documentos da imigração Okinawa em MS
Fábio Oruê -
comitiva
Comitiva de Okinawa em visita passada em Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

Uma Comitiva da província de Okinawa, Japão – região formada por mais de 150 ilhas no Mar da China Oriental – numa posição estratégica entre Taiwan, Japão e China, está em desde o início da semana.

A ideia é desenvolver tratativas acerca do Convênio de Amizade e Cooperação do qual Mato Grosso do Sul e a Província são signatários desde 1986.

“Dividimos este levantamento em eixos: um deles promovendo intercâmbios, bolsas de estudos, já que tanto Campo Grande como Okinawa abrigam instituições de ensino de elevado nível, tanto de estrutura como recursos humanos, outro histórico, no qual a proposta que a gente apresenta é a construção de um , um memorial, como uma forma de salvaguardar esse patrimônio cultural e impulsionar as pesquisas, além de um eixo comercial”, citou o diretor cultural adjunto da Associação Okinawa de Campo Grande, Lucas Miyahira.

Segundo a prefeitura, dentre os projetos prioritários está a construção do Parque Tecnológico de Campo Grande. “A comunidade de Okinawa em Campo Grande tem muita representatividade e o Município reconhece a importância desta migração no desenvolvimento de Campo Grande”, afirmou a prefeita Adriane Lopes (Patriota).

Ela frisou que a gestão está construindo grandes possibilidades a partir da Rota Bioceânica e também das rotas de integração latino-americanas (RILA).

 Oportunidades comerciais e de expansão

O Secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, lembrou que a Associação Okinawa de Campo Grande em conjunto com o Escritório Internacional de Negócios da Prefeitura de Campo Grande, organizou a agenda institucional e empresarial, exatamente para pautar oportunidades comerciais e de expansão dos laços de cooperação.

“A intenção da missão nipônica é planejar novas ações no âmbito do referido Convênio, e ainda, a construção de um Memorial ou Museu exaltando os mais de 100 anos da japonesa na Capital. Nós temos desenvolvido uma cultura de pertencimento, onde as pessoas pertencem e vocês fazem parte da nossa história, parte da nossa cultura. Eu me lembro desde criança desse convívio, e tudo que aprendemos e que nos alimenta hoje faz parte desta cultura”, disse.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, afirmou que está aberta ao diálogo, à construção, principalmente, relacionada à questão do turismo e da cultura. “Temos aqui dentro de Campo Grande uma das maiores colônias japonesas do Brasil. Criar novas oportunidades e valorizar esta cultura local é muito importante na nossa gestão”, garantiu.

Para finalizar a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, reiterou a importância da comunidade japonesa e de Okinawa em Campo Grande. “Sabemos da importância japonesa e de Okinawa na questão de tecnologia e como vocês podem agregar no Parque Tecnológico”, explicou.

Nesta sexta-feira (10), uma segunda comitiva, composta por servidores da Biblioteca da Prefeitura de Okinawa, chegam a Mato Grosso do Sul para realizar a coleta e digitalização de documentos relacionados a imigração okinawana no Estado, além de pesquisas junto à Comunidade Okinawana Sul-Mato-Grossense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira