Lojas do comércio de Campo Grande poderão funcionar normalmente durante o feriado do Dia da Independência, na próxima quinta-feira (7), desde que obedeçam a regras determinadas por acordo de comerciantes com o Sindi varejo (Sindicato dos Empregados no Comércio). 

Quem abrir terá de compensar o empregado com uma folga, preferencialmente, na semana seguinte ao feriado e no intervalo máximo de 15 dias. A jornada de trabalho fica estipulada das 9h às 18h, com intervalo mínimo de 1 hora. A exceção são as lojas de shoppings.

“As empresas também devem informar a intenção de abertura ao sindicato laboral, por escrito – em até cinco dias antes do feriado – e com pagamento de R$ 20,00 por empregado que for trabalhar, ficando isento quanto aos empregados e empresas contribuintes aos sindicatos”, explica o gerente sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo. 

Empregados que contribuem com o sindicato ainda terão direito à indenização de 7% do valor do piso salarial, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição. 

Na Capital, o funcionamento do comércio está facultativo também para os feriados de 11 de outubro, 12 de outubro e 15 de novembro.