Com urnas eletrônicas e 18 candidatos, Dourados escolhe novos conselheiros tutelares no domingo

Votação acontece em dois locais e tem apoio da Justiça Eleitoral

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
TRE disponibilizou 30 urnas na cidade (Foto: reprodução, TRE)

Com voto facultativo, eleitores de Dourados escolhem 10 conselheiros tutelares e suplentes nesse domingo (1º). A votação acontece em duas sessões eleitorais, das 8h às 17h, e terá apoio da Justiça Eleitoral da cidade.

Um dos locais de votação é a Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, localizada Rua João Vicente Ferreira, nº 6375, Jardim Maracanã.

Além disso, os eleitores também podem escolher seus candidatos na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, na Rua Maria de Carvalho, nº 560, Jardim Água Boa.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) preparou 30 urnas, 15 em cada escola, e mais algumas urnas reservas, para a eleição deste domingo. Para cada uma das urnas, foram treinados três mesários, um total de 90, para atender os eleitores.

Segundo o analista judiciário Israel Lins, chefe de cartório na 18ª Zona Eleitoral de Dourados, o trabalho da Justiça Eleitoral nas eleições do Conselho Tutelar é prestar apoio técnico e operacional.

 “Nós preparamos as urnas e treinamos os mesários que vão trabalhar nas eleições em Dourados. Nesta sexta, as urnas preparadas foram entregues para serem armazenadas em um Batalhão da Polícia Militar e, no domingo, serão levadas às escolas onde ocorrem a votação”, explica.

Ainda de acordo com o analista do TRE, durante a votação, servidores do TRE vão acompanhar o andamento do pleito nas sessões de votação.

“A Justiça Eleitoral vai estar de plantão com servidores atendendo os mesários em caso de dúvidas técnicas. Em caso de problemas na urna, essas serão prontamente substituída”, complementa Israel.

Segurança reforçada

Para coibir eventuais abusos, ficou estabelecido durante reunião na última terça-feira (26) que haverá fiscalização nos locais de votação. Desde cedo a Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transportes) fará interdição das ruas em frente aos locais de votação.

De acordo com informações apuradas pela reportagem do Jornal Midiamax, fiscais do CMDCA ficarão responsáveis pela prestação de auxílio aos eleitores no processo de votação, organização das filas, entrada e saída de eleitores dos colégios e também no entorno das áreas de votação.

Durante a reunião, também foi deliberado que a Polícia Militar será responsável pela Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã, e que a Guarda Municipal irá destacar efetivos para a Escola Municipal Loide Bonfim, no Jardim Água Boa.

Conteúdos relacionados