A semana que começa neste domingo (08) será de apenas dois dias úteis para muita gente em Mato Grosso do Sul. Isso por que as comemorações do dia 11 e 12, proporcionam o maior feriado do segundo semestre no Estado. No 11 hoje o feriado é estadual, devido a divisão do Estado, já no dia 12 o feriadão é nacional, pois se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Os feriados devem alterar totalmente a rotina nesta semana, já que órgãos públicos só vão funcionar na segunda e na terça-feira. Por isso, fique de olho na de comércio, correios, bancos e entidades públicas.

Ônibus

Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que na terça (10) e sexta-feira (13), as frotas operam em plano especial. Na quarta e quinta-feira, dias oficiais de feriado, operam com frota reduzida com o sistema de sábado e domingo, respectivamente.

Repartições públicas

As atividades de órgãos público terão expediente normal na segunda-feira (09) e terça-feira (10), mas Governo do Estado e prefeitura de informaram que a sexta-feira (13) será de ponto facultativo, retornando às atividades normais apenas na segunda-feira (16).

Unidades de Saúde

Segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), no fim de semana funcionam apenas as unidades de urgência e emergência, como UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CRS (Centro Regional de Saúde). Clique aqui e confira a escala médica.

Correios

As agências funcionam de segunda a sexta-feira. O atendimento é suspenso durante o feriado, retornando normalmente na sexta-feira (13). O atendimento de pós-vendas será realizado pela CAC (Central de Atendimento dos Correios) pelo site, telefones ou chat. O funcionamento desses canais ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado na sexta-feira, a partir das 8h.

Mercados e supermercados

Segundo a Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), as unidades de Campo Grande funcionam normalmente durante o feriadão, conforme o horário de atendimento de cada estabelecimento. Nas demais cidades devem observar as especificações legais do município, ou região.

Shoppings

  • O Pátio Central funcionará das 9h às 16h nos feriados. Para movimentar, os dias serão marcados com atividades do projeto Pequenos Confeiteiros.
  • Shopping Campo Grande funcionará normalmente das 10h às 22h durante os feriados.
  • O também mantém o funcionamento das 10h às 22h nos dias.
  • O horário do Norte Sul Plaza será normal, das 10h às 22h para todas as lojas, praça de alimentação e lazer.

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. Conforme a Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução número 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que considera apenas o dia útil para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.

Delegacia

Quatro delegacias de Campo Grande terão atendimento por 24h no fim de semana: a 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.

Judiciário

A portaria do calendário do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decreta ponto facultativo apenas na quarta e quinta-feira. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão', é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.

Comércio

O comércio de Campo Grande funciona normalmente, conforme o acordo com o estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho celebrada entre o Sindivarejo Campo Grande, filiado à Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio, desde que observadas algumas regras.