O douradense Matheus Santos Recalde, de 23 anos, divulga campanha nas redes sociais para arrecadar recursos para uma cirurgia nos olhos. Ele foi diagnosticado com ceratocone, miopia e astigmatismo nos dois olhos e precisa realizar cirurgia em caráter de urgência.

“Ao longo dos anos, a necessidade de aumento do grau dos óculos tem sido constante, e atualmente uso 9,25 graus no olho esquerdo e 7,25 no olho direito”, justifica o rapaz que é técnico de enfermagem.

Segundo Matheus, pelo histórico da doença, o grau vai aumentar cada dia mais. “Embora tenha uma indicação cirúrgica para correção há anos, não possuo condições financeiras para realizá-la”, relata o douradense.

“O impulso para criar essa campanha surgiu em uma consulta mais recente, na qual o médico indicou a realização da cirurgia nos próximos 6 meses, alertando que, caso não seja feita, há risco de perda da visão, além da possibilidade de ter que realizar um transplante de córnea”, explica o técnico de enfermagem em postagem no Instagram.

Ainda segundo Matheus, esse tipo de cirurgia que ele necessita não é realizada na região pelo SUS (Sistema único de Saúde). As pessoas interessadas em ajudar Matheus a fazer a cirurgia, podem contribuir por meio da ‘vakinha virtual’ com ID 4227161. Ele precisa arrecadar R$ 13 mil.