Refis: Renegociação de impostos atrasados fecha primeiro dia com mais de 1 mil atendimentos

Refis vai até o dia 18 de agosto, na Central de Atendimento ao Cidadão, em frente à Maternidade Cândido Mariano

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Foto: Monique Faria/Midiamax

Com descontos de 90% nas dívidas dos contribuintes, o primeiro dia do Refis finalizou, nesta segunda-feira (17), com atendimento de 1020 pessoas. O serviço ocorre até o dia 18 de agosto, na Central de Atendimento ao cidadão, em frente à Maternidade Cândido Mariano.

Na tarde desta segunda-feira, o movimento no local estava grande, mas o atendimento estava acontecendo de maneira rápida, com 20 atendentes para a demanda. De acordo com a chefe de divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, o número de atendimentos está na média para o primeiro dia. “Eu espantei porque normalmente no primeiro dia chega a mil ou 700, e pelos meus cálculos este ano seria 500, mas exclusivo do Refis fechou 815, e o restante de procuradoria jurídica”.

O movimento pela manhã foi maior pela manhã, pois muitas pessoas reservam o primeiro dia para fazer a especulação e conseguir o dinheiro até o último dia. “Às vezes pagam à vista, e às vezes levam o cálculo para casa para pensar se vale a pena”, afirma Djanira.

O advogado, Thiago Andrade, de 34 anos, reservou o primeiro dia do Refis para resolver os problemas documentais da empresa. O advogado compareceu à Central de Atendimento ao Cidadão para regularizar a situação de um imóvel que já vendeu, e precisou pegar duas senhas, pois desmembrará a dívida com o comprador. “O refiz foi rápido, mas a senha da procuradoria jurídica está mais devagar. Como eu vou pagar somente uma parte não tem como gerar boleto único, e sou obrigado a pegar duas senhas”, explica.

A supervisora, Adriana da Conceição Aoki, de 46 anos, não sabia que era o primeiro dia do Refis, e foi ao local porque já estava pensando em quitar a dívida do IPTU. “Eu pretendo parcelar a dívida, mas depende de quais serão as propostas”, afirma.

A supervisora Adriana da Conceção Aoki, aguardando atendimento. Foto: Monique Faria/Midiamax

Já a arquiteta, Claudinéia Alves Castro, de 45 anos, fez questão de ir no primeiro dia logo que soube do prazo do Refis. Claudinéia também passou rápido pelo atendimento do Refis para tratar do IPTU de sua casa, mas a questão do asfalto que estava atrasado, demorou mais a chamar sua senha. “Eu pesquisei na internet para saber quando ia ter, e já vim renegociar meus débitos. Eu sempre pesquiso quando vai ter para pagar, precisa ser com desconto, senão não compensa.

De acordo com Djanira, a expectativa é atender, em média, 700 a 800 pessoas por dia. A maioria deve procurar para renegociar dívidas do IPTU, e o restante de empresas. “Todo ano a maior procura é para quitar dívidas de imóveis, do que de empresas”, explica.

Como aderir ao Refis 2023

Para aderir ao PPI, a pessoa deverá efetuar o pagamento do documento calculado com Refis (conta) recebido pelos correios ou solicitar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal – Guia DAM com o benefício concedido para pagamento à vista ou parcelado.

A emissão da guia DAM para pagamento à vista ou o ingresso no parcelamento administrativo será efetuado pela pessoa, preferencialmente mediante a utilização de aplicativo disponibilizado neste link refis.campogrande.ms.gov.br.

Assim, os débitos abrangidos pelo Refis poderão ser regularizados até o dia 18/08/2023. Para regularização durante o Refis, o contribuinte poderá procurar a CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), em frente à Maternidade Cândido Mariano ou pelos telefones: 4042-1320, 98478-8873, 98471-0487. Pessoalmente pode ir até o CAC das 8h às 16h ininterruptamente.

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