Além do monitoramento das ruas de Dourados, um dos trabalhos da GMD (Guarda Municipal de Dourados) é a proteção das escolas, sejam Municipais, Estaduais ou Particulares. Somente nesses quase oito meses, as equipes das equipes já realizaram mais de mil rondas nas unidades de ensino da cidade.

Segundo a instituição, essa proteção a escolas, alunos e professores ocorre de maneira ininterrupta, iniciando as 6h da manhã até o final das aulas, a 0h, na qual são utilizadas 5 equipes de viaturas todos os dias.

Os agentes realizam as rondas externas e internas do colégio verificando qualquer irregularidade encontrada. Já foram prestados 287 apoios aos docentes, 66 atendimentos a eventos escolares, como inter-classes, festa juninas, entre outras comemorações e outras 702 ações preventivas.

O Inspetor Pedro, que é formado em Geografia, está há nove anos na Ronda Escolar Vespertina. “O trabalho preventivo da Ronda Escolar é muito gratificante, estamos em contato direto com as crianças e adolescentes, acompanhamos a rotina da Escola. Realizamos aconselhamento e ministramos palestras, no qual o foco principal é a ‘Cultura da Paz’ no ambiente escolar”.

As equipes da Ronda Escolar GMD são capacitadas em Policiamento Comunitário, em Resoluções Pacíficas de Problemas e atendem aproximadamente 60 unidades de ensino.

Transversalmente, a Ronda Escolar fomenta a convivência pacífica nas escolas e a prevenção. Os GMs já realizaram 41 palestras aos alunos com temas sobre prevenção às drogas, álcool, meio ambiente, bullying, violência escolar, etc.

Para o Inspetor Ferruzzi, formado em Administração de Empresas e Direito, “as orientações e conhecimentos que passamos aos alunos contribuem para a formação de cidadãos melhores com maior consciência de suas obrigações e direitos”.