Com a chegada das primeiras urnas, a apuração da eleição para o Conselho Tutelar de Campo Grande começa a ocorrer na noite deste domingo. A apuração ocorre na sede do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

De acordo com o CMDC, as urnas já foram todas recolhidas e a expectativa é de recorde de eleitores. Pela manhã, os moradores compareceram nas zonas eleitorais para votar no candidato a ocupar uma das 40 vagas para conselheiros da Capital. Além disso, serão 80 suplentes.

À reportagem, o vice-presidente do CMDCA e coordenador da comissão de eleição, Márcio Benites, informou que até então foram registradas 10 denúncias, envolvendo boca de urna, aglomeração, entrega de santinho, um problema com urna, sendo essa fora necessário ser substituída.

TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) disponibilizou 110 urnas eletrônicas para o pleito, além de 16 de contingência, que estavam disponíveis caso fosse necessário substituição. Mais cedo, durante a votação, eleitores chegaram a reclamar de demora em seções, com fila de espera de1 hora, relatou leitores.

Os polos de votação fecharam às 17h em ponto, mas quem chegou antes desse horário e aguardava na seção votará sem nenhum impedimento. Na última eleição, o número de pessoas que compareceram às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares foi de apenas 3,5% dos eleitores. 

Quanto a movimentação e quantidade, a expectativa de aumento substancial de eleitores nesse pleito. Ainda não tem o percentual de aumento, precisa esperar a votação encerrar. Mas atribuímos a grande divulgação da imprensa“, comenta Benites.

Quem votou?

Foi considerado apto a votar nas eleições do Conselho Tutelar todo cidadão maior de 16 anos que possuía Título de Eleitor de Campo Grande ou que tivesse transferido 90 dias antes do pleito. Cada eleitor pôde escolher apenas um candidato na votação.

Nas 56 zonas eleitorais foi necessário apresentar um documento oficial de identidade com foto, como RG, CNH, CTPS para votar.