Com cobertura abaixo do estimado, Campo Grande promove busca ativa para ampliar vacinação infantil
A cobertura vacinal com a pentavalente, que protege contra diversas doenças, atingiu apenas 52% do público alvo
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para ampliar a cobertura vacinal entre as crianças, equipes das unidades de saúde de Campo Grande estão conduzindo trabalhos de busca ativa nas escolas de todo o município. Esse esforço visa identificar alunos que estejam com doses de vacinas em atraso e notificar os pais sobre a necessidade da aplicação das doses, que pode ser realizada tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde.
Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), as equipes de saúde entram em contato com a direção das instituições de ensino, que então enviam um comunicado aos pais dos alunos, informando sobre a data em que devem apresentar as cadernetas de vacinação de seus filhos.
A superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, explica que após esse primeiro contato, os profissionais de saúde verificam quais doses estão em atraso e quantos alunos precisam receber as vacinas.
“Quando se observa que há um grande número de crianças que precisam atualizar suas cadernetas, a vacinação pode ser realizada diretamente na escola. Caso contrário, os responsáveis são orientados a buscar uma unidade de saúde próxima para a atualização”, acrescenta.
Campanha de multivacinação
A Sesau enfatiza a importância de manter o calendário vacinal atualizado para garantir o bem-estar da população. Nos últimos anos, tem sido observada uma diminuição na cobertura vacinal em todos os grupos, tornando ainda mais essencial esse esforço de busca ativa para garantir a proteção das crianças contra doenças evitáveis por meio da vacinação.
Em Campo Grande, o percentual de cobertura vacinal está consideravelmente abaixo das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como é o caso da vacina contra a Febre Amarela, em que apenas 51% das crianças com menos de um ano foram vacinadas neste ano, apesar de a recomendação ser a imunização de toda a população.
Outra vacina com baixa cobertura é a pentavalente, que protege contra coqueluche, difteria, tétano, hepatite B e Influenza B. Apenas 52% das crianças completaram o esquema vacinal deste ano, enquanto a meta é atingir 95% de cobertura vacinal.
Dia D
Para enfrentar essa situação, Campo Grande realizará o Dia D de vacinação no próximo sábado, dia 16. Nesse dia, seis unidades de saúde, dois shoppings e a praça Ary Coelho contarão com equipes de saúde para vacinar a população, abrangendo crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
A iniciativa do Dia D visa aumentar a cobertura vacinal e garantir que mais pessoas estejam protegidas contra doenças evitáveis por meio da vacinação. Portanto, é uma oportunidade importante para a comunidade se atualizar em suas vacinas e contribuir para a saúde coletiva.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
Últimas Notícias
Bombeiros alertam para ‘golpe da vistoria’ após compartilhamento ‘notificação’ por e-mail
Corpo de Bombeiros esclareceu que utiliza o e-mail: vistoriaschapadaodosul@cbm.ms.gov.br
‘Dissimulada’: Píton ainda nem deu às caras em Bioparque, mas já divide opiniões na cidade
Nome da cobra foi escolhido por votação popular, que gerou debate criativo nas redes sociais
‘Eu não duvido de absolutamente nada’, diz namorada sobre armadilha para matar delator do PCC
8 dias antes de sua morte, Gritzbach esteve na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e reiterou acusações contra policiais que estariam envolvidos em corrupção
Camionete roubada no Paraná é apreendida com mais de 900 quilos de drogas
Motorista saiu da pista após perseguição e abandonou veículo na MS-295
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.