O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para 80 vagas destinadas a dois de graduação, na modalidade bacharelado: Agronomia, em , e Controle e Automação, em . Ambos para ingresso no 2° semestre.

Podem se inscrever os participantes da última edição do (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. Os interessados devem utilizar o Acesso Único do Governo Federal, portal que reúne informações sobre formas de ingresso no ensino superior, até dia 24 de fevereiro.

O candidato precisa ter obtido nota acima de zero na prova de Redação. Também deve possuir certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente até 17 de julho.

A seleção levará em consideração a nota do participante no Exame.

Ação afirmativa  

Do total das vagas ofertadas, 50% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escolas públicas. Dentre as vagas reservadas, parte delas destinam-se especificamente para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ou a pessoas com deficiência. 
Há ainda o bônus local – voltado aos candidatos da ampla concorrência, que residam na área de abrangência das unidades onde concorrem à vaga – que concede acréscimo de 20% à nota geral obtida no ENEM. 
Para os candidatos ao curso ofertado em Naviraí, terão direito ao bônus local os candidatos residentes e domiciliados no município ou também em Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, ou Mundo Novo. 
Já em Três Lagoas, terão direito os candidatos residentes e domiciliados no município, além de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo ou Selvíria. 
O de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção

Cronograma 

A primeira chamada será publicada na página do SiSU no dia 1º de março e republicada na Central de Seleção. 
O período para os candidatos convocados solicitarem matrícula será de 2 a 8 de março.

No mesmo prazo, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse à vaga por meio da lista de espera. 
Havendo vagas disponíveis, uma segunda chamada para matrícula será divulgada no dia 9 de março. A previsão é que as aulas se iniciem em 24 de julho. 

Heteroidentificação 

Na mesma data de divulgação da primeira chamada será também publicada a convocação para a banca de heteroidentificação, voltadas aos candidatos inscritos nas ações afirmativas para pretos, pardos ou indígenas.

A banca de heteroidentificação, dos candidatos convocados em primeira chamada, deve acontecer no dia posterior, com divulgação do resultado preliminar em 3 de março.