A prefeitura de Dourados informou nesta segunda-feira (26), por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que 41 radares já estão ativados em diversos pontos da cidade. Entretanto, os equipamentos funcionam em caráter educativo. As multas começam a ser emitidas a partir de 26 de julho.

Segundo a Agetran, a escolha dos pontos para a instalação dos aparelhos se deu após mapeamento com estudos técnicos para reduzir os números de acidentes na maior e mais populosa cidade do interior do Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a administração municipal, dos 41 controladores de velocidade em funcionamento no período educativo, 19 foram instalados em locais onde já existiam radares. Entretanto, vias de grande fluxo de veículos como as ruas Ponta Porã e Monte Alegre também receberam os equipamentos.

“Nos próximos dias vamos intensificar as atividades de conscientização e fortalecer o período educativo, que segue até o dia 25 de julho, após esse prazo as infrações poderão ser penalizadas”, explica diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

Segundo Mariana, os limites de velocidade são prescritos em lei e de conhecimento de todos os condutores, então só será penalizado quem infringir as regras de trânsito e conduzir seus veículos de maneira errada.