Com 298 escolas monitoradas, Governo de MS vai expandir medida para zonas rurais

Objetivo é garantir segurança aos alunos e profissionais da educação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Bruno Rezende/Arquivo

Com a onda de violências nas escolas de Mato Grosso do Sul, tecnologia de monitoramento já foi instalado em 298 escolas da Rede Estadual de Ensino. O próximo passo é expandir para escolas rurais. O objetivo é garantir segurança aos alunos e profissionais de educação.

A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da SED (Secretaria do Estado de Educação). O monitoramento começou no ano passado, através de câmeras e um sistema eletrônico, que fazem vigilância nas instituições de ensino.

O Centro de Monitoramento, que fica localizado em Campo Grande, funciona 24h por dia, em quatro turnos de trabalho, e conta com 10 salas e 240 funcionários. Além disso há uma sala de tecnologia que cuida das condições das câmeras, identificando defeitos ou mau funcionamento dos aparelhos.

Ao todo, 120 funcionários ficam à disposição para irem até as escolas, tendo um tempo de resposta de 5 a 10 minutos. Em casos de ocorrências para manutenção ou fiscalização são enviadas equipes de carro. Cada escola que conta com o modelo tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade.

De acordo com o secretário da educação, Hélio Daher, o sistema de monitoramento implantando em MS, despertou interesse de estados como São Paulo e Paraná. “Eles inclusive tem o interesse de fazer o mesmo projeto em seus estados, por conta da qualidade do serviço oferecido aqui no Estado”, destacou.

Conteúdos relacionados

lama