Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 165 conflitos em MS, campanha contra Violência no Campo é lançada na próxima semana

Dados serão divulgados no dia do evento
Dândara Genelhú -
campo
Indígenas ocupam fazenda em Rio Brilhante. (Foto: Divulgação CIMI)

No ano passado, registrou 165 conflitos no campo. Assim, pastorais e movimentos sociais lançam a Campanha contra Violência no Campo na segunda-feira (8).

O lançamento acontece às 18h, no Armazém do Campo do Movimento dos Trabalhadores (MST), em (MS). Além disso, será divulgada a publicação “Conflitos no Campo Brasil”, com dados sobre o assunto.

Os mais de 160 conflitos em MS atingiram cerca de 40 mil pessoas. Em 2022, O Estado teve seis assassinatos de pessoas dos povos Guarani e Kaiowá durante esses conflitos. Logo, o número coloca MS no 3º estado brasileiro que mais registrou mortes em decorrência de conflitos no campo.

O agente da CPT (Comissão Pastoral da Terra), Roberto Carlos de Oliveira, destacou os desafios enfrentados pelos indígenas do Estado. “Há mais de 40 anos o trabalho de registro do Centro de Documentação da CPT joga luzes para o cenário de violência e impunidade que as populações camponesas e povos originários sofrem em nosso país”, disse.

Assim, afirmou que “os povos indígenas estão enfrentando em nosso estado é um verdadeiro genocídio”. A campanha de combate à violência no campo foi lançada a nível nacional em agosto de 2022.

Então, chega ao MS com intenção de ação coletiva de enfrentamento às violências e aos conflitos que sofrem as populações camponesas. Além de ações e políticas de proteção das comunidades tradicionais, dos povos originários, dos campesinatos, das florestas e das águas.

Evento de lançamento

A Comissão é responsável pelo evento, junto do MST (Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e da (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

Por fim, vale destacar que o lançamento é aberto ao público. Haverão mesas de debate com a participação de representantes dos povos camponeses e indígenas, depoimentos dos movimentos e pastorais sociais. Enquanto isso, haverá apresentação dos dados da publicação, disponível gratuitamente no site da CPT.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família inicia pagamentos de julho na sexta-feira; confira o calendário

Lucas Lucco e o pai são indiciados por suposto estelionato; saiba detalhes

Câmara aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Homem é abandonado em hospital após ser esfaqueado por amigo durante briga em MS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa Genial/Quaest

Últimas Notícias

Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

Município entrou com ação de execução fiscal por dívida em apartamento de alto padrão em Campo Grande

Política

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Proposta aumentaria em 18 cadeiras na Câmara dos Deputados

Cotidiano

Ciclo da água: estiagem em MS começa a reduzir níveis de rios na Bacia do Paraguai

Chuvas acima da média entre outubro de 2024 e abril de 2025 favoreceram a recuperação dos níveis nas regiões sul-mato-grossenses

Transparência

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

São mais de 200 ações que pedem indenizações de até R$ 150 mil