Você percebeu que está cada vez mais difícil estacionar nas ruas de Campo Grande? Um dos motivos é o aumento no número de carros nas ruas. Para se ter uma ideia, em dez anos – entre 2013 e 2023 -, foram 162 mil veículos a mais circulando no trânsito e esse é um dos principais motivos pelos quais estacionar, principalmente no Centro, se tornou um verdadeiro martírio para o campo-grandense.

O Jornal Midiamax decidiu acompanhar de perto o sofrimento que o motorista campo-grandense enfrenta para achar vagas e essa é a terceira reportagem da série sobre problemas no trânsito.

Assim, a dificuldade em encontrar vagas, como já mostrado na série do Midiamax, vai ao encontro de outros problemas como falsas guias rebaixadas e faixas amarelas pintadas sem permissão das autoridades de trânsito.

Para simular a dificuldade enfrentada pelos motoristas em Campo Grande, a equipe de reportagem simulou uma situação para encontrar vaga no Centro. O resultado é que, mesmo encontrando a vaga, ela estava distante do local desejado. Confira no vídeo abaixo

Buscando motoristas para falar sobre a situação, Valeria Barbosa, de 53 anos, termina de estacionar o seu carro quando é abordada para conversarmos. Ela conta que a luta para encontrar um local é contínua, apesar de não frequentar a região central com frequência, o problema de falta de vagas é recorrente.

“Eu tive que ficar um bom tempo rodando para achar essa vaga”, disse ela apontando para seu carro.

Paulo Roberto, de 33 anos, é motorista de aplicativo e sofre diariamente com a situação. “Até para gente que é só um embarque e desembarque fica difícil, não tem lugar para estacionar no Centro”, comentou.

Número de veículos aumentou 34% em Campo Grande

São diversos os problemas que culminam na falta de vagas na região central da cidade, entre eles, o aumento de veículos. Dados do Detran-MS mostram um aumento de 30,56% no número de veículos entre 2013 e 2023 em Campo Grande. A frota de carro saltou de 245.351 para 320.320 nesses dez anos.

Se considerarmos as motocicletas, o número de veículo alcança 635.405 em Campo Grande, aumentando 34,36% desde 2013, quando o total era de 472.922.

O que causa o fim das vagas para estacionar?

Para o engenheiro e professor na Uniderp, Paulo Moreira Silveira, o fim das vagas de estacionamento é causado por uma série de fatores, sendo o aumento de veículos um dos principais, mas não o único.

Segundo ele, outros fatores devem ser incorporados na equação, como a qualidade do transporte público, políticas de estacionamento e uso proporcional do solo.

“É importante adotar abordagens integradas e políticas de mobilidade urbana que levem em consideração a gestão eficiente do estacionamento, o estímulo ao transporte público e outras soluções de mobilidade sustentável para mitigar esse problema”, resumiu.

Questionado quais políticas poderiam ser adotadas para diminuir ou sanar o problema, o especialista afirma que o estacionamento rotativo e incentivo a estacionamento privados são as melhores saídas. Além disso, investimento em transporte público de qualidade reduz o número de carros, acarretando maior disponibilidade de vagas.

Assim, o engenheiro utilizou como exemplo capitais como Belo Horizonte e Porte Alegre, onde há estacionamento por tempo limitado em locais com maior fluxo. Além disso, oferecer incentivos fiscais para construção de estacionamento privados pode ser uma saída para amenizar o problema.

De acordo com a Diretora Adjunta da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Andrea Figueiredo, a prefeitura de Campo Grande possui incentivos para pessoas que possuem estacionamentos privativos na região. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Serviço precário do transporte coletivo contribui

Por fim, Paulo Moreira afirma que o aumento no número de veículos é preocupante e pode ser efeito do mal transporte coletivo oferecido para a população. Com isso, o número de carros aumenta e, consequentemente, a quantidade de vagas diminui.

“Investir em melhorias no sistema de transporte público, como ampliação de linhas, aumento da frequência dos ônibus e melhoria da infraestrutura, pode incentivar mais pessoas a utilizar o transporte público em vez de veículos particulares”, finalizou.

Em nota, a Prefeitura de Campo Grande afirmou que implantou os “estacionamentos rotativos para que haja democratização das vagas e dinamização das atividades econômicas, modelo bastante comum em grandes centros”.

De acordo com o município, o projeto para implementação do parquímetro está em fases finais de estudos para abertura de licitação.