Corre para postar no Insta: Ipês-rosas florescem pela segunda vez no ano em Campo Grande

Quem quer garantir a foto perfeita precisa correr, já que as flores duram poucos dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Kisie Ainoã/Jornal Midiamax)

Os últimos dias de maio foram marcados pela beleza da floração dos ipês-rosas, que coloriram as ruas de Campo Grande. Um mês depois, as árvores características da região estão floridas mais uma vez. A dupla floração no inverno é normal, mas o clima tem ajudado.

Em maio, as frentes frias anteciparam a floração dos ipês e agora as flores voltaram rapidamente devido ao veranico, como explica o biólogo José Milton Longo. “É normal florescer duas vezes, ainda mais que teve esse veranico, tempo seco, após baixas temperaturas e frio, há duas semanas”, destaca.

A florada dos ipês é encantadora e atrai muitos admiradores. Mas, para aproveitar e fazer a foto perfeita precisa ser rápido, já que a floração dura poucos dias.

Capital dos Ipês

Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

A temporada de floração dos ipês começa em junho e segue até setembro. O ipê-rosa costuma florescer em junho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

Rápida e marcante, as floradas costumam durar, em média, uma semana e variam conforme a concentração de água na atmosfera.

Conteúdos relacionados