O calor não tem dado trégua em Campo Grande, mas nesta quinta-feira (10) um novo recorde foi atingido. Em pleno inverno, a capital marcou temperatura máxima de 35,2°C e umidade relativa do ar em 18%, segundo dados do Cemtec/MS.

Para agosto, o esperado é que as temperaturas máximas de Campo Grande cheguem a 33°C, marca que temos superado quase que diariamente este ano. Nesta quinta-feira, também atingiu outro recorde de calor.

Em Pedro Gomes, os termômetros marcaram 38,7°C, com umidade em 17%. Todos os dias, um novo recorde é atingido neste inverno em Mato Grosso do Sul. Em Água Clara e , a umidade chegou a 14%.

Nitidamente as temperaturas estão acima da média e muito se deve à influência do El Niño, que tem como característica elevar as temperaturas e favorecer a ocorrência de chuva. Porém, no Mato Grosso do Sul a previsão é de que as continuem abaixo da média histórica.

Quando chove em Campo Grande?

Não há registro de chuvas de volume significativo em Campo Grande desde o dia 14 de junho, apesar de pontos isolados no dia 28. Com isso, a região enfrenta um longo período de estiagem aliado a altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O Cemtec indica leve queda nos termômetros com o avanço da frente fria no próximo fim de semana.

Os modelos estão indicando que a partir do dia 19 deverá chover em Campo Grande, entretanto, a atualização do monitoramento é diária, ou seja, há probabilidade de alteração no prognóstico.

Saiba Mais