As últimas 48h foram chuvosas e de volume considerável para 32 cidades de Mato Grosso do Sul, que variaram de 5,0 mm a 80,2 mm, derrubando a sensação de ar seco que castigava o Estado há dias. Chuvas intensas antecedem a chegada de uma nova frente fria, que deve registrar temperaturas mínimas de 15°C.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Bonito foi a cidade que mais registrou volume de chuva, com 80,2 mm. A condição favoreceu alagamento na região. Em seguida está Sidrolândia (76,2 mm), (75,6 mm), Amambai (55,8 mm), (45,6 mm), Porto Murtinho (44,4 mm), Mundo Novo (43,4 mm) e (43,0 mm).

O temporal acompanhou rajadas de vento, Bonito pontuou 67,3 km/h; Campo Grande 58,3 km/h; Porto Murtinho 56,2 km/h; Dourados atingiu 55,4 km/h; e Sidrolândia 51,8 km/h. Em outras regiões a previsão indica de fraco a moderado.

Frio na quinta-feira

A previsão para a semana, entre esta segunda (29) e quinta-feira (1º), indica tempo instável, com chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido à atuação de uma frente fria.

Segundo o monitoramento, a condição acontece aliada ao deslocamento de um cavado e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica no que irão favorecer a formação de instabilidades no Estado. “A combinação destes sistemas meteorológicos favorecem a formação de nuvens e chuvas. Entre terça e quarta-feira são esperados acumulados significativos de chuvas, com valores acima de 50 mm/24h, com destaque na região centro-sul”.

Na terça (30) e quarta-feira (31), o cenário não muda, sendo esperados níveis de chuva em praticamente todas as regiões do Estado. Em Porto Murtinho e , espera-se tempestade, enquanto nas demais cidades chuvas intensas. As temperaturas ficam mais amenas, não ultrapassando os 27°C. A mínima varia entre 16°C a 19°C.

Ao longo da quinta-feira, as chuvas se afastam do estado, e o tempo volta a ficar estável com sol e variação de nebulosidade. São previstas temperaturas mínimas entre 15 e 18°C e as máximas atingem até 24°C para a região sul. Para a região norte, a temperatura varia entre 18 e 28°C.

Em Campo Grande, mínima de 17 a 21°C e máxima de 23°C. Os ventos estão bem variantes no estado com valores de 30 a 50 km/h e localmente podem atingir valores acima de 50 km/h.