Mato Grosso do Sul registrou recorde de temperaturas geladas. Nas últimas 24h, cidades marcaram menores mínimas do país, perdendo ranking apenas para o Rio Grande do Sul, acostumado com frio neste período.

O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que sete cidades pontuaram valores baixos consideráveis. Lidera a lista a cidade de Jaraguão, no RS, com 3.7°C, em seguia está Bom Jardim da Serra (4.1°C), Bom Jesus (4.2°C), em Santa Catarina e Santa Vitória do Palmar (4.7°C).

CidadeTemperatura (°C)
Ponta Porã5.2
Amambai7.0
Nhumirim (Corumbá)7.0
Dourados7.1
Campo Grande7.2
Paranaíba7.2
Sete Chuvas7.2

Sem chuvas

Conforme a meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, as chuvas se afastam do Estado por conta da retaguarda de ar seco e frio de alta pressão, que promove a descida do ar, o que dificulta a formação de nuvens.

“O ar mais seco aumenta a amplitude térmica, diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. A temperatura mínima diminui porque a superfície fica mais fria, pois a umidade, especialmente as nuvens, na atmosfera retém mais o calor. A temperatura máxima aumente porque sem nuvens a temperatura aumenta rapidamente com o sol”.

A condição reforça alerta, já que o ar seco promove o ressecamento da pele e das mucosas dos olhos e do aparelho respiratório gerando, entre outros fatores, dificuldade para filtrar a poluição.