Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nova onda de calor, cidades de Mato Grosso do Sul são as mais quentes e secas do Brasil

Algumas cidades do Estado marcaram 40ºC nesta quarta
Karina Campos -
Trabalhador da construção civil (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Com a nova onda de calor intenso, cidades de estão listadas entre as mais quentes e secas do Brasil das últimas 24h. Na quarta-feira (4), regiões marcaram temperaturas acima de 40°C e umidade do ar crítica.

A previsão da meteorologia é que a onda de calor que castigou o sul-mato-grossense com temperaturas na casa dos 45°C no mês de setembro volte a elevar as temperaturas na primeira quinzena do mês de outubro.

Nesta quarta-feira (4), estações do (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que alcançou máxima de 40,2°C, se classificando em 8º no ranking nacional. Também estão listados os municípios de Corumbá (40°C) e (39,8°C).

Já entre as cidades com menor umidade relativa do ar, pontuou índice crítico de 18%. O município ficou entre outras regiões do Nordeste, como Piauí e Ceará.

Enquanto as regiões pantaneiras pontuam calor, o aviso do Inmet indica chuvas concentradas na região sul do Estado, com expectativa de volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, acompanhada de ventos fortes de 60 a 100 km/h.

Onda de calor pode matar

Manter a hidratação é a principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A nutricionista Jackeline Stacy de Alcântara explica que nos períodos de altas temperaturas o corpo segue a natureza de tentar regular a temperatura, sendo assim, esse processo exige mais do metabolismo, que precisa eliminar mais água para o controle.

Países que enfrentaram intensa massa de calor semelhantes registraram mortes por hipertermia, como o México, Canadá e Estados Unidos. Portanto, profissionais da saúde indicam hábitos que podem amenizar o desconforto nesse período no Estado.

A alimentação influencia na maneira positiva ou negativa, a desregulação do hábito saudável acarreta episódios de má digestão, desidratação e sobrecarga renal.

“O ideal seria focar na hidratação, tomar bastante água e não vale o tereré, sucos de preferência da fruta, chás gelados, mas evitando os diuréticos, como o hibisco, chá-verde, cavalinha, etc., frutas com bastante teor de água também são ótimas, por exemplo, a melancia, melão, laranja e abacaxi. Aumentar o consumo de legumes e verduras é importante também porque são alimentos fontes de alguns minerais que perdemos com o excesso de transpiração, além de facilitar a digestão”.

A profissional também recomenda evitar os alimentos embutidos, industrializados com o teor alto em sódio, carboidratos, frituras e gorduras, pois tendem a atrapalhar a digestão. “A ideia em geral é focar em uma alimentação mais leve, para auxiliar aumento de energia, disposição e hidratação nesses dias de calor intenso”, reforça.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi multa diretor agetran paulo

Diretor da Agetran admite: não multa ônibus do Consórcio por superlotação, mas carros sim

Ação em Corumbá orienta população a como agir na presença de onças-pintadas

‘Metbala’: Anvisa proíbe fabricação e divulgação do gummy de tadalafila

Operação que mira organização criminosa do Espírito Santo apreendeu veículos e celulares em MS

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

ex-coordenador apae

STJ nega liberdade a ex-coordenador da Apae acusado de desviar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Mundo

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

País não permitirá quem tenha antecedentes criminais

MidiaMAIS

Salve o Vinil! Encontro de troca e venda reúne amantes do item nostálgico em Campo Grande

Evento acontece no próximo domingo (18), no Ramitas Cafés, em Campo Grande

Mundo

VÍDEO: Influencer mexicana é morta a tiros durante transmissão ao vivo no TikTok

Valeria Márquez, de 23 anos, foi baleada no peito e na cabeça

Polícia

Mulher que ajudou o filho a estuprar idosa é presa no interior de MS

Já o autor está preso desde a época dos fatos