Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva pode trazer frio de até 2°C em Dourados na próxima semana, com possibilidades de geada

As previsões indicam que na próxima semana o inverno pode aparecer na cidade com força total
Marcos Morandi -
Frio previsão 2 graus dourados
Frio mais intenso foi registrado no dia 16 de junho, com 5,6 graus. (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Considerado geralmente como o mês mais frio do ano em Dourados, julho segue atípico nos próximos dias. Entretanto, a temperatura deve cair na maior cidade do interior, conforme previsão dos institutos meteorológicos e com a chegada da chuva, que deve ser pouca, pode atingir 2°C, com possibilidade até de geada.

Levantamento feito pelo Guia da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) mostra que o cenário climático para próxima semana deve mudar. A diminuição deve iniciar na quinta-feira (13), com previsão de 4°C graus e pode chegar a 2°C.

“É preciso alguma cautela na análise dessas previsões. Previsões com mais de 5 dias perdem a precisão. Essa previsão de 2 graus para 14 de julho precisa ser acompanhada. De qualquer forma, a previsão é de pouca chuva e risco de geada”, explica o agrometeorologista da Embrapa Ricardo Fietz, à reportagem do Midiamax.

Segundo o pesquisador no dia mais frio do ano em Dourado, em 16 de junho, a mínima chegou a 5,6°C e em a 4,1°C. “Essa é a menor temperatura registrada até agora neste 1º semestre de 2023”, explica o pesquisador.

Coincidentemente a data da última chuva registrada na cidade, que aconteceu no dia 14 de junho. “Há previsão de chuva para a quinta-feira da semana que vem. Com isso deve haver uma diminuição na temperatura”, comenta Fietz.

Se por um lado a previsão de chuva pode brigar os douradenses a retirarem os casacos do armário, a boa notícia é as águas darão uma trégua nas baixas umidades que já oscilam entre 40 e 30%, podem até chegar a 20. Esses números conforme recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) podem provocar doenças respiratórias.

Termômetros despencam a partir de quinta-feira (Foto: Reprodução/Guia Embrapa)

Mês mais frio do ano

No entendimento do pesquisador da Embrapa, a tendência é que os termômetros se movimentem para baixo, já que existe uma possibilidade de queda maior na temperatura a partir de quinta-feira (13), com as menores temperaturas na sexta-feira (14), conforme indicam os modelos de previsões.

Alguns indicadores mostram valores entre 5°C e 8°C – principalmente na região sul do Estado. Porém, outros modelos de previsão do tempo, segundo o Cemtec, indicam mínimas entre 3°C e 4°C. Em , a temperatura mínima deverá ficar próxima aos 7°C e 8°C.

“Outro aspecto importante e que a população precisa ficar alerta é que julho é o nosso mês mais frio do ano. A entrada de frentes frias nesse período é muito comum. Além disso, é também o mês mais seco. A tendência é que realmente esfrie”, explica Fietz.

Mesmo com previsões de diminuição na temperatura, o recorde de frio na cidade segue sem ser batido há 23 anos. Nas mais de quatro décadas de monitoramento climático no município, o frio mais intenso ocorreu em 17 de julho de 2000, quando os termômetros marcaram -1,9°C.

“Esse realmente foi um dia que a cidade ficou praticamente congelada. Geou em vários bairros e isso trouxe grandes transtornos para a população. O prejuízo para os produtores rurais também foi grande”, lembra o jornalista Vander Verão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

joao gomes show em campo grande

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina de futebol oscila, mas vence Venezuela em estreia na Copa América

Longe de empolgar, a seleção brasileira feminina de futebol derrotou a Venezuela por 2 a 0, neste domingo, em sua estreia na Copa América. Em noite discreta de Marta, titular, o time de Arthur Elias criou pouco, apresentou falhas no meio-campo no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Chillogallo), mas confirmou o favoritismo na altitude de 2.850 … Continued

Polícia

Motorista que afundou com carro no Rio Paraguai trabalhava em obra de Porto Murtinho

Corpo foi encontrado há aproximadamente 12 metros da margem e 6 metros de profundidade

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores