A Ilha do Sol é um ponto de lazer famoso entre moradores e turistas em Fátima do Sul, cidade a 242 quilômetros de Campo Grande. No entanto, as fortes chuvas que atingem a região transformaram o cenário de tranquilidade em um grande caos, uma vez que região toda está alagada. Conforme a prefeita da cidade, Ilda Machado, a água levou tudo e Ilha do Sol segue submersa nesta quinta-feira (2).

Em conversa com o Jornal Midiamax, a gestora municipal alega que a situação é frequente no local. “Sempre que arruma, alaga de novo”, diz. Dessa forma, ela afirma que não vai mais usar recursos municipais para consertar o local e que planeja a construção de um novo espaço em Fátima do Sul.

“E está prometendo ainda mais chuva, isso sempre acontece aqui. Por isso estou fazendo outro espaço para os moradores não ficarem sem lazer”, afirma.

Reformas em 2011

As intensas chuvas e assoreamento que atingem a região são responsáveis pela cheia do Rio Dourados, o que ocasiona o alagamento da Ilha do Sol.

Conforme o site de notícias Fátima em Dia, ponto turístico é castigado pelas cheias desde 2015. Além disso, a prefeita revitalizou o espaço em 2011 e reforçou a ponte suspensa com cabo de aço. Revitalização também contemplou o quiosque, quadra de área, instalações dos banheiros e nas estruturas físicas.

Mesmo assim, a água causou estragos na região. Por isso, a prefeitura investe em um novo espaço de socialização entre moradores para evitar, também, maiores riscos.