Chuva dá trégua, mas frio permanece em Mato Grosso do Sul até a próxima semana
Máxima não ultrapassa os 23°C, com temperaturas amenas em todo Estado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A frente fria vai perdendo a força no fim de semana, dando trégua no tempo chuvoso em Mato Grosso do Sul. Apesar de menor volume, as temperaturas permanecem geladas entre 5°C e 9°C em todas as regiões do Estado.
O tempo volta a ficar estável, em exceção das regiões norte e nordeste, já que ainda podem registrar muitas nuvens e chuva fraca durante a sexta-feira (16), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Na região central há pequena probabilidade de chuva.
A análise monstra que a condição acontece pela baixa temperatura e alta umidade relativa do ar, que favorece a formação de nuvens baixas, nevoeiro e neblina. A frente fria vem do sul do Brasil e do Paraguai, portanto, as regiões mais próximas de fronteira ficam com frio mais elevado.
A meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, explica que a massa de ar seca e fria é estável, já se instalou sobre o MS e até ao final da tarde a possibilidade de chuva ocorre somente no nordeste do Estado. O frio pela manhã já se espalha pelo centro do estado e diminui. As temperaturas máximas se elevam a partir do noroeste.
“No inverno de hemisfério Sul acontece uma maior inclinação da radiação solar, porque o sol está diretamente posicionado sobre o hemisfério Norte. Portanto, a radiação mais difusa deixa nossas superfícies menos aquecidas. Acontecem entradas de massas de ar frias e secas (portanto pesada), cuja superfície de frente dessa massa promove a elevação do ar mais quente quando se desloca do centro de alta pressão para o de baixa pressão atmosférica”.
Até quando vai o frio?
Durante o fim de semana as mínimas terão gradativa elevação lenta. As chances do fim no frio intenso se estende até o início da próxima semana. Enquanto não perde a força, a frente fria derruba mínimas entre 5 e 7°C, principalmente para a metade sul do Estado.
No sábado (17), não há previsão de chuva na região norte e bolsão, como em Coxim e Três Lagoas, mas as temperaturas continuam baixas com mínimas entre 10°C e 14°C e máximas de 19°C a 24°C. Os demais municípios registram tempo firme, com baixa chance de chuva. A mínima varia entre 8°C e 13°C e máxima de 17°C a 21°C.
Já no próximo domingo (18), há ligeira subida nos termômetros em regiões do norte, com máxima entre 23°C e 25°C, sem previsão de chuva. Apesar disso, os termômetros continuam marcando baixas temperaturas, de 8°C a 12°C, como em Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá.
Notícias mais lidas agora
- Fotógrafo é suspeito de abusar sexualmente de estudante durante ensaio em Campo Grande
- ‘Não é qualquer pedido de desculpas que será aceito’, diz Tereza Cristina sobre Carrefour
- MS bate recorde de exportações de carne bovina em meio à crise do Carrefour
- Motorista sofre mal súbito, bate caminhão e deixa poste ‘levitando’ na Avenida Ceará
Últimas Notícias
Comissão da Justiça Federal visita área de conflito indígena em Dourados
Grupo de aproximadamente 20 indígenas ocuparam o local
Apesar de pressão externa, dólar fecha praticamente estável à espera de pacote
Aumentou as apostas em aceleração do ritmo de alta da taxa Selic
Condomínio clandestino em área de Mata Atlântica de Três Lagoas vira alvo do MPMS
Além da suspeita de loteamento clandestino, foi relatada destruição do meio ambiente, incluindo desmatamento, fogo, construção de cercas e muros
Caso Carrefour: Comissão do Senado discute boicote francês à carne brasileira
Representação brasileira no parlamento do Mercosul é presidida pelo senador Nelsinho Trad
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.