Chuva dá trégua, mas frio permanece em Mato Grosso do Sul até a próxima semana

Máxima não ultrapassa os 23°C, com temperaturas amenas em todo Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Região do Aeroporto de Campo Grande, durante a tarde desta segunda (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

A frente fria vai perdendo a força no fim de semana, dando trégua no tempo chuvoso em Mato Grosso do Sul. Apesar de menor volume, as temperaturas permanecem geladas entre 5°C e 9°C em todas as regiões do Estado.

O tempo volta a ficar estável, em exceção das regiões norte e nordeste, já que ainda podem registrar muitas nuvens e chuva fraca durante a sexta-feira (16), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Na região central há pequena probabilidade de chuva.

A análise monstra que a condição acontece pela baixa temperatura e alta umidade relativa do ar, que favorece a formação de nuvens baixas, nevoeiro e neblina. A frente fria vem do sul do Brasil e do Paraguai, portanto, as regiões mais próximas de fronteira ficam com frio mais elevado.

A meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, explica que a massa de ar seca e fria é estável, já se instalou sobre o MS e até ao final da tarde a possibilidade de chuva ocorre somente no nordeste do Estado. O frio pela manhã já se espalha pelo centro do estado e diminui. As temperaturas máximas se elevam a partir do noroeste.

“No inverno de hemisfério Sul acontece uma maior inclinação da radiação solar, porque o sol está diretamente posicionado sobre o hemisfério Norte. Portanto, a radiação mais difusa deixa nossas superfícies menos aquecidas. Acontecem entradas de massas de ar frias e secas (portanto pesada), cuja superfície de frente dessa massa promove a elevação do ar mais quente quando se desloca do centro de alta pressão para o de baixa pressão atmosférica”.

Até quando vai o frio?

Durante o fim de semana as mínimas terão gradativa elevação lenta. As chances do fim no frio intenso se estende até o início da próxima semana. Enquanto não perde a força, a frente fria derruba mínimas entre 5 e 7°C, principalmente para a metade sul do Estado.

No sábado (17), não há previsão de chuva na região norte e bolsão, como em Coxim e Três Lagoas, mas as temperaturas continuam baixas com mínimas entre 10°C e 14°C e máximas de 19°C a 24°C. Os demais municípios registram tempo firme, com baixa chance de chuva. A mínima varia entre 8°C e 13°C e máxima de 17°C a 21°C.

Já no próximo domingo (18), há ligeira subida nos termômetros em regiões do norte, com máxima entre 23°C e 25°C, sem previsão de chuva. Apesar disso, os termômetros continuam marcando baixas temperaturas, de 8°C a 12°C, como em Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá.

Conteúdos relacionados

condomínio
Cidade do Natal natalinas