Pular para o conteúdo
Cotidiano

Centro de inteligência do TJ atinge patamar de excelência em prêmio de qualidade do CNJ

Nota técnica emitida pelo Centro de Inteligência do TJ/MS disserta sobre as demandas predatórias
Priscilla Peres -
tjms
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. (Divulgação/TJMS)

O CIJEMS (Centro de Inteligência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) atingiu a pontuação máxima do Prêmio CNJ de Qualidade, ao emitir a Nota Técnica 06/2023 que disserta sobre a adesão dos centros de inteligência do Poder Judiciário que versam sobre demandas predatórias.

A nota técnica tem como propósito compartilhar com a comissão gestora de precedentes do STJ a compilação realizada de todas as Notas Técnicas emitidas pelos centros de inteligência do Poder Judiciário como meio de divulgação.

Desde a instituição dos centros de inteligências no Poder Judiciário, o fenômeno da litigiosidade predatória tem sido objeto de vários estudos que apontam a sobreutilização do sistema judicial e os impactos dela decorrentes. Por esse motivo, o CIJEMS, após levantamento de dados e pesquisa realizada, emitiu a Nota Técnica 01/2022, onde apresentou diagnóstico desta prática na justiça pantaneira, bem como elencou as ações necessárias para seu tratamento adequado e prevenção.

Diante das inúmeras consequências positivas advindas do referido trabalho, o CIJEMS agora emite a Nota Técnica 06/2023 de supervisão de aderência, ou seja, de consolidação e acompanhamento da adesão da própria rede às proposições da primeira nota, além de gestão de todo o conhecimento produzido em decorrência dela.

Vários outros centros de inteligência também se debruçaram sobre o tema, emitindo, por sua vez, suas notas técnicas. Todas elas preceituam orientações para a identificação das demandas predatórias e sugerem formas, similares ou diferentes entre si, de monitoramento e boas práticas de atuação, como foco na prevenção de conflitos e no incremento da qualidade da prestação jurisdicional e da eficiência do sistema de justiça. Desse modo, o CIJEMS decidiu, por meio da Nota Técnica 06/2023, aderir às notas técnicas de outros tribunais, como, por exemplo, do TJMG, TJCE, TJAM e do TJSC.

Ao editar a Nota Técnica 06/2023, o CIJEMS, além de primar pelo fortalecimento da atuação em rede e pela abordagem sistêmica do fenômeno, atingiu a pontuação máxima no Prêmio CNJ de Qualidade. Criado em 2019 em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, o prêmio utiliza uma metodologia de avaliação dos tribunais sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados, concedendo, em cada segmento de justiça, a classificação “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.

De acordo com as próprias regras estabelecidas pelo CNJ para o Prêmio deste ano, um Centro de Inteligência pode atingir, no máximo, 15 pontos, sendo cinco para cada nota técnica emitida entre 1º de setembro de 2022 e 31 de julho de 2023. Com a publicação da Nota Técnica 06/2023, o CIJEMS atingiu o patamar máximo.

Confira a íntegra da Nota Técnica no link https://www.tjms.jus.br/storage/cms-arquivos/0e11547c327a762f6859456e594e005c.pdf

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Prefeito de Bonito é investigado por abrir processo seletivo sem garantia de cotas

Enviado de Trump chega à Ucrânia após EUA prometerem mísseis para Kiev

Entre execução e acidentes, MS registra cinco mortes no fim de semana

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

coronel sapucaia

Assassinado por pistoleiros na fronteira com MS tinha diversas passagens pela polícia

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

No Carnaval de 2025, a Esportes da Sorte foi além do patrocínio tradicional e entregou ao Brasil uma experiência pensada de ponta a ponta para o folião. 

Política

Projeto de lei cria programa “Minha Primeira Arma”

Proposta do deputado federal Marcos Pollon quer promover acesso subsidiado à primeira arma de fogo

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 40 milhões para cascalhar trecho do Forte Coimbra em Corumbá

Tribunal identificou diversas irregularidades na licitação da Agesul

Polícia

Preso suspeito de perseguir mulher e se masturbar em MS

Mais três vítimas denunciaram terem sido vítima do autor na mesma semana