Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cazaquistão abre consulado em Campo Grande voltado para agronegócio no Centro-Oeste

Intuito é estreitar relações econômicas com o país asiático, potencial exportador do insumo e importador de soja e proteína animal
Monique Faria -
O novo cônsul, Alípio de Oliveira. (Henrique Arakaki, Midiamax)

Capital brasileira do agronegócio, ganhará um consulado do Cazaquistão, grande produtor de fertilizantes. O intuito é estreitar relações econômicas com o país asiático, potencial exportador do insumo e importador de e proteína animal.

Com os grandes exportadores de fertilizantes, Rússia e Ucrânia, envolvidos em conflitos, o Cazaquistão é a alternativa mais viável para negociar o insumo, tanto pronto, quanto a matéria-prima.

De acordo com o novo cônsul do Cazaquistão, Alípio Marcus Laca de Oliveira, o consulado aqui no atenderá toda a região centro-oeste, interior de e Paraná, com objetivos voltados para o agronegócio.

“O mercado brasileiro, neste momento, está tocando, mas não se sabe de onde conseguirá fertilizantes na safra de 24/25, que pode ser um caos no Brasil, primeiro pelo custo ser muito alto, e segundo por não ser suficiente para todos. O único país que pode atender o Brasil em questão de fertilizantes é o Cazaquistão”, explica.

Transporte de cargas pela Rota Bioceânica

Além de grande parceiro na exportação do fertilizante, o Cazaquistão possui interesse na soja e proteína animal, produzidos em Mato Grosso do Sul. Com a Rota Bioceânica, as trocas comerciais ficarão ainda mais facilitadas, pois permitirá uma diminuição de 12 dias no período de transporte da carga.

“Por essa nova rota, a gente vai diminuir, em pelo menos doze dias tanto o que vem da Ásia quanto o que a gente vai mandar para a Ásia. Doze dias de Navio, além de ser muito tempo é muito custo, então a gente tem condições de receber coisas mais baratas e mandar coisas mais baratas através de Mato Grosso do Sul”, explica o cônsul.

Nova fronteira agrícola

Nono país em área territorial do mundo, e com pouca densidade demográfica — menos de 19 milhões de habitantes — o Cazaquistão torna-se uma potencial fronteira agrícola. Segundo Alípio Oliveiro, além de grandes áreas para desenvolver a agricultura, o solo da região é um dos mais férteis do mundo.

“Eles têm adubo, terra fértil e estão onde precisa vender o grão, sendo vizinhos da China e Rússia; próximos da Índia; próximos ao Irã, e África. Então, lá é a próxima fronteira agrícola”, explica.

Em caso de uma futura crise alimentícia, o Cazaquistão seria, então, o país a prover alimentos para os outros países. Portanto, a importância do Brasil em criar relações comerciais a longo prazo com os cazaques. Além disso, atualmente a produção de subsistência é muito forte no país asiático, e o Brasil possui potencial para compartilhar tecnologias e conhecimentos que possam expandir a produção na região.

“Estamos indo lá para treinar a população. O operador de maquinário, engenheiro mecânico, zootecnista, vão ser importantíssimos. Um grande mercado para qualquer profissional ligado ao agronegócio. Eles querem receber os brasileiros e a mão de obra para lá”,

Sede do consulado será aberta em 2024

Um evento de descerramento da placa do consulado acontecerá nesta quarta-feira (13), em Campo Grande. Estarão presentes o cônsul, o embaixador e a embaixatriz do Cazaquistão, em conjunto com as autoridades locais, para falar sobre o futuro do agronegócio e as oportunidades do mercado de importação e exportação.

A sede será inaugura no início de 2024, que será a terceira do Cazaquistão, no Brasil. Os outros dois consulados ficam localizados em São Paulo e Santa Catarina. Na América do Sul existem nove, atualmente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira