Carnaval não é feriado oficial e comércio pode abrir normalmente, avisa federação

A única exceção é nos municípios em que o Carnaval é um feriado local, determinado por lei.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
comércio natal (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, quando se comemora o Carnaval, empresas de comércio e serviços podem abrir normalmente. Por não ser considerado feriado do calendário nacional, não há necessidade de pagamento de horas extras ou compensação de folga aos funcionários.

As informações são da Fecomércio/MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande. A única exceção é nos municípios em que o Carnaval é um feriado local, determinado por lei.

CDL estima movimentação de R$ 80 milhões

Após dois anos sem comemoração do Carnaval nas ruas, entidades estão otimistas com a folia. A Câmara de Dirigente Lojista de Campo Grande espera que a data movimente em torno de R$ 80 milhões, em Campo Grande.

“O Carnaval faz com que todo o ecossistema do entretenimento, turismo, lazer possa ser movimentado. Vai desde aquelas pessoas que querem aproveitar o Carnaval com a folia àquele que pretende descansar”, diz o presidente da CDL CG, Adelaido Vila.

Ponto facultativo em órgãos públicos

A Prefeitura de Campo Grande decretou ponto facultativo para o Carnaval de 2023 em 20, 21 e 22 de fevereiro. O decreto será válido para repartições públicas municipais. Conforme a publicação, o ponto facultativo vai até às 13h em 22 de fevereiro — Quarta-feira de Cinzas.

No Governo do Estado, publicação anual também estabelece os dias 20 e 21 de fevereiro como ponto facultativo. No dia 22 de fevereiro, o ponto facultativo vai até às 13h.

Conteúdos relacionados

Médicos