Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande terá 3 dias de evento e 100 convidados para discutir futuro sustentável no Pantanal

Intenção é promover uma mesa redonda e discutir soluções e possibilidades para um futuro sustentável no Pantanal.
Graziela Rezende -

vai sediar, neste mês de agosto, um evento com cerca de 100 palestrantes para discutir soluções e possibilidades para um futuro sustentável no . Autoridades e especialistas, que entendem com profundidade o bioma, além de pesquisadores e representantes da sociedade civil estarão presentes. A iniciativa é da ONG (Organização Não Governamental) Pontes Pantaneiras.

Entre os dias 16 a 18 de agosto, o evento ocorre com mesas redondas, convidados e 15 painéis. Na ocasião, serão expostos casos bem-sucedidos de valorização da cultura, conservação da biodiversidade e desenvolvimento do bioma, contando ainda com o apoio de um comitê consultivo formado por membros da iniciativa privada, pública e do terceiro setor. 

Entre as entidades presentes está o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, Embaixada e Consulados dos no Brasil, Instituto Smithsonian, UCL (University College of London), CENAP/ICMBio, além das universidades federais do Mato Grosso e e a WWF Brasil.

Discussão central será em torno da sustentabilidade na atividade pantaneira

No primeiro dia, autoridades acompanharão a apresentação Guadakan pela Companhia de Dança do Pantanal. Já no dia seguinte, a discussão central será em torno da sustentabilidade na atividade pantaneira, em mesas redondas com o tema “Rede Pecuária Sustentável: experiências e potencialidades” e “Valorização do capital natural do Pantanal em benefício dos pantaneiros”, conduzidas pela Embrapa Pantanal e a UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), respectivamente.

Além disso, o Fórum buscará conectar importantes debates da sociedade, com um futuro mais igualitário e de oportunidade para todos, promovendo uma agenda entre as lideranças femininas na região – de pecuaristas a indígenas – com o painel “Protagonismo feminino na conservação sociocultural e ambiental do Pantanal”. 

No dia 17 de agosto, o Fórum Pontes Pantaneiras também pretende apresentar alguns insights e caminhos para ampliar áreas protegidas do Pantanal, garantindo ainda a conservação por meio de apoio técnico para subsistência de mais de 8 mil povos tradicionais (desde comunidades indígenas a ribeirinhas), que dependem dos recursos naturais e adaptaram o seu modo de vida, cosmologia e resiliência com base na dinâmica ecológica. 

No último dia, estão previstas reflexões acerca das relações humanas plurais e diversas no território com a mesa redonda “Identidade Pantaneira no mundo atual” e a sessão “Diálogos e Experiências: Sociobiodiversidade Pantaneira”. Ambas contarão com a presença de líderes e representantes das comunidades indígenas, quilombolas, pesqueiras, artesãs e ribeirinhas da região.

No local, também ocorrem mostras audiovisuais, exposições de iniciativas e ações conduzidas pelos participantes no Pantanal.

O evento ocorre no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, localizado no Parque dos Poderes. A entrada é gratuita.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é condenado a dois anos de prisão por matar jovem após briga por cães em MS

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Ilustrativa

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande e em regiões de MS

Apagão total no sinal durou cerca de 1 hora e serviço começou a ser retomado aos poucos

Política

Para evitar ‘sobras de demitidos’, vereadores votam projeto que regulamenta plano de saúde a temporários

Outro PL propõe a modernização do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho, aumentando bolsa-auxílio e criando novas funções

Emprego e Concurso

FIDI abre 20 vagas para supervisor e agente administrativo hospitalar em Campo Grande

Inscrição está aberta até o dia 30 de junho

Polícia

Marcada audiência para mecânico que matou família na BR-060 ser ouvido pela Justiça

Na primeira audiência foram ouvidas testemunhas de acusação