Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande tem apenas 32% do público-alvo vacinado e frio alerta para doenças respiratórias

Vacinação contra gripe atingiu apenas 32,08% do público-alvo
Lethycia Anjos -
Covid-19 vacina
Vacinação contra Covid-19 segue disponível em Campo Grande. Imagem Ilustrativa. (Divulgação/PMCG)

Com a chegada do frio, a incidência de doenças respiratórias tende a aumentar em todo Mato Grosso do Sul. Para evitar um novo surto de doenças respiratórias como o ocorrido em março deste ano em , a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta para a importância de manter o calendário vacinal contra e gripe em dia.

Em Campo Grande, o percentual de vacinação contra segue abaixo do esperado em todos os públicos, no panorama geral, a Capital atingiu 32,08% do público-alvo, o que representa 102,06 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

Crianças e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis a doenças respiratórias. Dados da Sesau apontam idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório da Sesau, aproximadamente 58,6 mil foram vacinados, o que corresponde a 43,57% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.

Entre crianças de seis a cinco anos, o percentual segue entre os mais baixos, com 24,94% do público alvo vacinado, o que corresponde a 17.431 de 69.889 crianças aptas a se vacinarem.

Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo explica que diversos fatores contribuem para o aumento de doenças respiratórias, em especial a queda de temperatura e a alta circulação de vírus em ambientes fechados.

“É importante que as pessoas se vacinem para evitar formas graves de doenças, como a gripe, por exemplo. A vacina é a forma mais eficiente de nos mantermos protegidos”, destacou.

Vale ressaltar que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, ou seja, é eficaz contra as três formas de gripe.

Crianças são as maiores vítimas de síndromes respiratórias

Em meio a baixa cobertura vacinal, Campo Grande tem registrado um aumento nos casos de SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). Entre 1º de janeiro a 26 de maio de 2023, foram registrados 1.488 casos da doença. Considerados grupos de risco para a doença, crianças menores de 9 anos de idade representam 80% do total de casos registrados.

Desde o início do ano, 3.420 pessoas foram internadas com SRAG em Mato Grosso do Sul, desse total, 28 vieram a óbito, conforme dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Entre os principais sintomas da doença estão febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar.

Covid-19

A vacinação contra a Covid está disponível para toda a população, a aplicação da dose bivalente está liberada para qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha tomado a última dose a no mínimo quatro meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.

O reforço contra Covid também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. Pessoas com 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço e está apto para o segundo.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Crianças que iniciaram o esquema com a baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Serviço:

As vacinas contra Covid e gripe estão disponíveis de segunda a sexta-feira em mais de 70 postos de saúde de Campo Grande e aos fins de semana com plantões de vacinação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Pedreiro está entre as vagas oferecidas

Está na lista? Campo Grande divulga selecionados para vagas de coveiro e pedreiro

PF encontra e apreende cerca de US$ 10 mil na casa de Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

bebê

Do banho à alimentação, bebês requerem cuidados especiais nos dias frios de MS

Últimas Notícias

Política

Governo renova portaria e deixa Força Nacional na fronteira e aldeias de MS até outubro

Na fronteira e terras indígenas em Mato Grosso do Sul desde julho do ano passado, nova portaria deixa Força Nacional mais tempo no Estado

Brasil

Bolsonaro está proibido de falar com seu filho Eduardo

Decisão de Alexandre de Moraes é conjunta da operação da PF

Polícia

Atacado por 3 pit bulls, rapaz sai do coma e deve passar por terceira cirurgia em Campo Grande

Rapaz teve o tímpano afetado após perder a orelha durante o ataque dos cachorros

Política

Vander garante novos investimentos para saúde a municípios de MS

A edição 2025 do PAC Seleções da Saúde foi aberta em fevereiro deste ano e permitiu aos estados e municípios solicitar investimentos para áreas específicas da saúde