A prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande desta sexta-feira (28) a Lei nº 7.080 que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Espondilite Anquilosante.

Assim, data passa a ser celebrada anualmente no dia 30 de outubro. A lei já está em vigor e foi assinada pela prefeita Adriane Lopes.

O que é Espondilite Anquilosante

Segundo informações da Fiocruz, Espondilite Anquilosante é um tipo de inflamação das articulações da coluna e das grandes articulações, como quadris, ombros e outras regiões. Os sintomas são caracterizados por dores na coluna e até rigidez das articulações, especialmente no período da manhã. Além disso, exercícios físicos são fundamentais para reduzir os incômodos.

“Embora não exista cura para a doença, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas – inflamação e dor –, estacionar a progressão da doença, manter a mobilidade das articulações acometidas e manter uma postura ereta”, informa a Fiocruz.

Assim, o tratamento engloba uso de medicamentos, fisioterapia, correção postural e exercícios, que devem ser adaptados a cada paciente. Quando o quadril é afetado, pode ser realizada uma operação.