Pular para o conteúdo
Cotidiano

Camisinhas, testes e PeP: o que saber para curtir com segurança o Carnaval em Campo Grande

Unidades de saúde irão realizar testes e a PeP (Profilaxia Pós-Exposição Sexual) no período carnavalesco
Thalya Godoy -
Carnaval de Campo Grande (Foto: Daniel Reino/Fundação de Cultura de MS)

A todo o vapor, o de têm levado milhares às ruas todos os dias. Diante do clima de festividade, o Midiamax traz um guia sobre como funciona a assistência à saúde para prevenção contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que é a unidade referência em Campo Grande para testagem e orientações sobre ISTs, estará fechado durante o Carnaval nos dias 20 e 21, retornando com os atendimentos às 13h na Quarta-Feira de Cinzas (22). 

Porém, a equipe do CTA estará ativa nos dias de com a entrega de preservativos externos (conhecidos como camisinha masculina) e orientações sobre PeP e PrEP nos blocos e desfile de escolas de samba. 

“O preservativo interno não é usado nas campanhas extra muro, porém o usuário pode pegar em qualquer unidade de saúde o preservativo interno e externo. Devido às novas identidades de gênero, não usamos o termo preservativo masculino e feminino e sim interno e externo, respectivamente”, explica o gerente do CTA, Marco Aurélio de Almeida Soares.

A dica de ouro para aproveitar o Carnaval de forma segura e prazerosa é sempre usar camisinha e gel lubrificante nas relações sexuais. Caso o preservativo estoure, o recomendado é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para iniciar a PeP (ver mais detalhes abaixo).

Camisinha estourou, o que fazer?

Nos casos de de risco durante o Carnaval, como transar sem camisinha ou quando o preservativo estoura, o cidadão poderá procurar uma CRS ou UPA para tomar a PeP (Profilaxia Pós-Exposição Sexual) o quanto antes para evitar o risco de pegar o vírus do HIV. 

Qualquer pessoa pode tomar a medicação em até 72 horas após a exposição de risco. Conforme explica o gerente do CTA, o usuário é classificado ao chegar na unidade e a enfermeira realiza o teste rápido e orientação da medicação.

“A PeP é uma medicação para pós-exposição para quando tem uma troca de fluido ou de sangue. No caso de uma relação sem preservativo, se a pessoa não se sentir segura com o parceiro, ela pode procurar a UPA ou CRS para iniciar a profilaxia pós-exposição. Para as pessoas que têm uma vida sexualmente ativa, o recomendado é realizar a testagem a cada 3 meses e iniciar a PrEP, que é a profilaxia pré-exposição”, explica o profissional. 

O que é o CTA?

O CTA é a unidade de referência em Campo Grande para testagem e aconselhamento sobre ISTs. É um local seguro e com profissionais capacitados para quem busca orientação e acolhimento.

Durante a rotina normal, o espaço oferta testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C via demanda espontânea. Caso um resultado seja reagente para HIV ou Sífilis, é iniciado o tratamento conforme os protocolos na unidade. 

Em caso de Hepatite B e C, o paciente é encaminhado para o CEDIP (Centro de Doenças Infecto Parasitárias).

O CTA está localizado na R. Anhanduí, 353, na Vila Carvalho, em Campo Grande. O horário de atendimento é das 7h às 17h. O telefone para contato é (67) 2020-1701.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina