A previsão do tempo para o período de Carnaval em Mato Grosso do Sul pode molhar, literalmente, os planos dos foliões. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para tempestade e avanço da frente fria a partir de sexta-feira (17). A análise indica que as chuvas podem atingir acumulados superiores a 50 mm em 24 horas, além de probabilidade de queda de raios e rajadas de vento.

O tempo deve ser instável na sexta-feira (17), com chuvas moderadas, porém, localmente, há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões centro-sul, norte e oeste.

O monitoramento explica que o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorecem a formação de nuvens e chuvas. As temperaturas mínimas previstas ficam entre 19 e 23°C. As menores temperaturas são esperadas para a região sul do Estado. Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 31°C, principalmente na região do bolsão.

Em Campo Grande, a mínima será de 22°C e máxima de até 26°C. Com a chegada da frente fria, os ventos atuam do quadrante norte e, ao longo do dia, sopram do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 a 70 km/h.

No sábado (18), a tendência é de tempo mais firme, principalmente no centro-sul do Estado, com temperaturas mínimas mais amenas, entre 15 e 22°C, devido ao avanço do ar frio. A frente fria será a mais intensa, até o momento, em 2023. O dia promete ser de sol e variação de nebulosidade.

cemtec

Com o avanço do ar mais frio no sábado, a previsão é que o tempo fique mais seco de forma geral. As temperaturas máximas ficam mais amenas e as maiores temperaturas são esperadas para a região do bolsão, onde as máximas atingem 29°C. As regiões norte, nordeste e bolsão devem ter chuvas. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máxima de 25°C.

A partir de domingo (19) até a quarta-feira (22), volta a condição de tempo instável, com chuvas moderadas que localmente podem ser mais intensas. O retorno de umidade para o Estado acaba deixando o tempo instável com chuvas em praticamente todas as regiões. “De forma geral, as temperaturas ficam mais amenas, devido à atuação da massa de ar pós-frontal”, pontua o Cemtec.

As menores temperaturas são esperadas para região sul, com valores entre 15 e 16°C, e as máximas não passam dos 28°C. Os ventos atuam do quadrante sul/sudeste e, ao longo do domingo, sopram do quadrante leste com valores entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 km/h.

cemtec

De segunda (20) a quarta-feira (22), a disponibilidade de umidade e avanço de cavados determina a instabilidade, com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, as chuvas podem ser mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

São previstas temperaturas mínimas entre 20 e 22°C e máximas de até 30°C nas regiões sul, sudoeste e leste do Estado. Por outro lado, nas regiões norte, pantaneira e bolsão, esperam-se mínimas entre 21 e 23°C e as máximas poderão atingir os 30°C. Na capital, mínimas de 21°C e máximas de até 27°C. Os ventos variam de 30 a 50 km/h ou pontualmente acima de 50 km/h.