Pular para o conteúdo
Cotidiano

Blackout: site da prefeitura de Dourados é derrubado por hacker que atacou Fapec

Os ataques foram iniciados no último sábado (9) e segundo o grupo Anonymous novas invasões estão previstas para os próximos dias
Lethycia Anjos -
Prefeitura de Dourados
Site da Prefeitura de Dourados (Reprodução)

O hacker que se autodenomina como Low Profile, do grupo , derrubou o site da Prefeitura de Dourados e mais dois portais nesta terça-feira (12). O ataque, segundo ele, foi motivado pela omissão da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) diante do problema nas provas dos vestibulares da (Universidade Estadual de ) e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax, o hacker afirma que os ataques foram iniciados no último sábado e novas invasões aos portais estão previstas para os próximos dias, “devido ao silêncio ridículo da Fapec”.

Além do site oficial da prefeitura de Dourados, a Rede Brasil de Televisão e Cine Araújo Dourados também foram alvos de ataques.

Por meio das redes sociais o grupo Anonymous ainda divulgou um ‘exposed’ com documentos e informações pessoais de membros da diretoria da Fapec.

12 sites derrubados

No último sábado (9), 12 sites de prefeituras, previdências sociais e câmaras municipais de Mato Grosso do Sul ficaram fora do ar após ataques hacker. Na lista de sites atacados, estão a Prefeitura de , Câmara de Corumbá, Prefeitura de , entre outros.

“Devido a falta de respostas da Fapec em resolver o problema, estamos atacando a infraestrutura do estado gerando grandes instabilidades em todo o Mato Grosso do Sul”, comunicou o hacker.

Erros em vestibulares

Capa de prova do vestibular UEMS aponta falta de revisão. (Canal Fala Povo)

A Fapec tem sido alvo de críticas de alunos e professores sobre a quantidade de erros em provas, que vão desde falta de revisão a questões com gabarito incompatível com o conteúdo. Nas redes sociais, foram levantadas as hashtags #ForaFapec e #MudaFapec.

Além disso, o portal da Fapec foi derrubado por mais de 16 horas nesta semana pelo hacker identificado como Low Profile, que seria da “Alta Hierarquia do Coletivo Internacional Anonymous”. As ameaças, nesta semana, também envolveram a exposição de dados pessoais de administradores da Fapec.

O Midiamax teve acesso a imagens das provas aplicadas nos vestibulares das duas universidades públicas. Já na capa da avaliação da UEMS, por exemplo, há um erro de digitação sobre a quantidade de questões, o que apontaria a falta de revisão. A prova prevê cinco alternativas, mas na pergunta 39 há apenas quatro.

Já na prova da UFMS, a questão 32 não teria alternativa correta. Na pergunta 34, as alternativas A e B poderiam ser consideradas corretas.

Levantamento feito por integrantes do movimento apontam erros em pelo menos dez questões na prova da UEMS e quatro na da UFMS.

Leia também:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
zeca do pt

Zeca do PT articula pré-candidatura de esposa como pré-candidata a vice-governadora

‘Eu não fico com o PT’: deputado diz que troca de partido caso MDB apoie Lula em 2026

‘Sopro de vida’: paciente em cuidados paliativos encontra alegria fora de casa em passeio pelo Bioparque

Não perca o prazo: UFMS abre inscrições para vestibular com três novos cursos em 2026

Notícias mais lidas agora

Empreiteira asfaltou bairro onde mora prefeito preso por fraudar licitação em Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Kevin cachorro adoção

Feira de adoção busca novo lar para animais resgatados em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Câmara aprova obrigatoriedade de bebedouros em parques de Campo Grande

No total, os vereadores analisaram 14 projetos durante a sessão desta terça-feira

Cotidiano

Barrados após convocação, técnicos de enfermagem reclamam de processo seletivo do HRMS

Funcionários participaram de processo seletivo, foram aprovados e convocados, mas tiveram a candidatura indeferida na entrega de documentos

Política

Deputado pede vistas a projeto de lei Recupera-MS

Catan justificou o pedido para analisar o texto sobre o Fundersul

Polícia

Prótese é sonho para militar do Choque que amputou perna em acidente: ‘sempre quis ser policial’

Policial estava a caminho de uma ocorrência quando sofreu o acidente