Bem-estar animal: Pets têm serviços de alta complexidade e emergência gratuitos em Campo Grande
Animais adotados em campanhas de adoção terão atendimento garantido independente da renda do tutor
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os animais de Campo Grande têm disponíveis serviços de alta complexidade e emergência com a Ubea (Unidade de Bem-Estar Animal), a partir desta segunda-feira (6). Tutores precisam ser inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
Convênio firmado entre a Prefeitura e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul) garante que serviços como radiografia, cirurgia ortopédica e internação sejam disponibilizados de forma gratuita aos pets de baixa renda.
“A nossa Capital é pioneira no Estado em atenção básica no atendimento médico veterinário de animais domésticos, e com a realização desse convênio, os tutores e o segmento de proteção animal contarão com um serviço completo e gratuito”, destaca a subsecretária da Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), Ana Luiza Lourenço.
Atendimento básico
Aberta desde dezembro de 2022, a Ubea realiza atendimentos de baixa complexidade como avaliação clínica, administração de medicamentos injetáveis, vacinação antirrábica, vermifugação, controle de carrapato e pulgas e encaminhamento para castração em clínicas credenciadas.
Com o convênio, os tutores terão acesso a procedimentos de alta complexidade, de forma gratuita. “Os animais vão passar pela consulta clínica aqui na unidade e serão encaminhados para a Universidade Federal para procedimentos como consultas especializadas, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia, exame de sangue de perfil básico, cesarianas, cirurgia ortopédica, cirurgia de piometra emergencial, atendimentos de emergência e internação”, descreve o médico veterinário responsável, Edvaldo dos Santos Sales.
Adoção
Preocupada e engajada no assunto, além do bem-estar, a Unidade também promove e incentiva ações de adoção aos pets, garantindo atendimento gratuito aos novos tutores.
“Os animais adotados em ações da Subea ou nas parcerias realizadas com ONGS e Protetores Independentes, serão amparados por nossos serviços. No momento da adoção, o tutor assinará um Termo de Adoção que garantirá que ele será atendido por nossa equipe independente do NIS”, acrescenta o veterinário.
Castração
A Ubea já atendeu cerca de 2 mil animais entre atendimentos na unidade e a protetores independentes e ONGs e abriu 600 vagas para castração apenas em fevereiro.
No local, são disponibilizadas 30 senhas distribuídas no período matutino e vespertino e há três consultórios, com capacidade de atendimento para até 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30).
Os interessados devem comparecer ao local com comprovante de residência, documento com foto e o NIS (Número de Identificação Social).
Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Às quartas, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes.
Notícias mais lidas agora
- Folgado: Ladrão invade 3 casas, toma banho, come e dorme na cama de moradores em Campo Grande
- Defensio Agro: Quadrilha que aplicou golpe de mais de meio milhão em produtores é alvo de operação em MS
- Revólver que seria enviado para Goiás é encontrado dentro de air fryer nos Correios em Campo Grande
- VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente em Campo Grande atingiu lateral de carro de aplicativo
Últimas Notícias
Após retirar candidatura à presidência, Soraya Thronicke fica com 4ª suplência da Mesa do Senado
Eleições no Senado Federal aconteceram no sábado (1) elegendo Davi Alcolumbre (União Brasil) presidente
‘Dia do futebol?’ Craques compartilham aniversários neste dia 5 de fevereiro
Cristiano Ronaldo e Neymar são os mais famosos, mas não os únicos
Com alerta de temporal, tempo fecha e anuncia chuva em Campo Grande
Inmet renova alerta de temporal com ventos de 100 km/h em MS
‘Nem terminou o processo e já querem anistia’, diz Lula sobre investigados pelos atos de 8/1
O petista criticou Bolsonaro e insinuou que o ex-presidente viajou no final de 2022 por medo de ser preso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.