Pular para o conteúdo
Cotidiano

Beba água: MS permanece em alerta para onda de calor e baixa umidade do ar

Índice de umidade do ar varia de 12 a 30% em todo o Estado
Karina Campos -
campo grande Tempo
Céu de Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

permanece no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diante da onda de calor. Os termômetros podem ultrapassar 5°C acima do normal para o período. Nesta quarta-feira (18), a umidade relativa do ar varia de 12 a 30% em todo o Estado.

A condição favorece risco à saúde e incêndios florestais. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo, está vigente até 21h desta quarta-feira.

O aviso mais severo classifica as cidades de , Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Já a onda de calor predomina em todas as regiões. A previsão indica que a condição climática continua influenciando as altas temperaturas em MS até o fim de semana.

A recomendação é ingerir bastante água, evitar direta ao sol, não passear com animais de estimação em horários mais quentes e fazer exercícios físicos ao ar livre em horários de temperaturas amenas.

Altas temperaturas

Desde o início da semana, cidades do Estado estão listados entre as regiões mais quentes do Brasil. Apesar da onda de calor entrar em vigor na terça-feira (17), na segunda-feira (16) as cidades de Mato Grosso do Sul registraram calor mais intenso. Em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 42,4°C ontem e ficaram na casa dos 40°C em Corumbá, Inhumirim (Pantanal) e Coxim.

Outras 26 cidades tiveram calor acima dos 38°C na segunda-feira e, em Campo Grande, os termômetros marcaram 37°C. Mas nesta terça-feira (17), estações meteorológicas mostram a temperatura mais amena.

Em Corumbá, ao meio-dia, os termômetros marcavam 41,3°C e em Amambai 40,2°C. Apenas em Aquidauana, e Ribas do Rio Pardo marcaram calor acima dos 39°C hoje e em Campo Grande a máxima chegou a 35,7°C ao meio-dia.

A situação acontece porque, apesar das temperaturas altas, há possibilidade de chuvas em cidades da região sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (17) e na quinta-feira (19), uma frente fria chega ao Estado, com maior incidência da região central para baixo.

Chuva abaixo da média em outubro

Durante os primeiros 15 dias de outubro, apenas duas cidades de Mato Grosso do Sul tiveram chuvas consideráveis e acima do que é esperado para o mês. Dados do Cemtec/MS mostram que apenas em Rio Brilhante (18%) e Nova Andradina (7%) as chuvas ultrapassaram a média histórica de outubro.

Em todas as outras cidades analisadas, as chuvas estão abaixo da média, com destaque para Porto Murtinho, Rochedo, Campo Grande, Iguatemi, Sete Quedas e Ponta Porã, onde a registrada é 90% ou mais abaixo do esperado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

insulina

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar a MS

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Ação é conhecida por levar uma série de atendimentos gratuitos, desde assistência jurídica a cursos

Emprego e Concurso

Feirão oferta 150 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

No feirão, empresas de nove segmentos ofertam vagas para diferentes níveis de escolaridade

Brasil

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Ação das empresas contra a medida pode atrapalhar os planos do governo na arrecadação do imposto

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web