Pular para o conteúdo
Cotidiano

Beba água: MS permanece em alerta para onda de calor e baixa umidade do ar

Índice de umidade do ar varia de 12 a 30% em todo o Estado
Karina Campos -
campo grande Tempo
Céu de Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

permanece no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diante da onda de calor. Os termômetros podem ultrapassar 5°C acima do normal para o período. Nesta quarta-feira (18), a umidade relativa do ar varia de 12 a 30% em todo o Estado.

A condição favorece risco à saúde e incêndios florestais. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo, está vigente até 21h desta quarta-feira.

O aviso mais severo classifica as cidades de Alcinópolis, , Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, e Sonora.

Já a onda de calor predomina em todas as regiões. A previsão indica que a condição climática continua influenciando as altas temperaturas em MS até o fim de semana.

A recomendação é ingerir bastante água, evitar direta ao sol, não passear com animais de estimação em horários mais quentes e fazer exercícios físicos ao ar livre em horários de temperaturas amenas.

Altas temperaturas

Desde o início da semana, cidades do Estado estão listados entre as regiões mais quentes do Brasil. Apesar da onda de calor entrar em vigor na terça-feira (17), na segunda-feira (16) as cidades de Mato Grosso do Sul registraram calor mais intenso. Em Porto Murtinho, os termômetros marcaram 42,4°C ontem e ficaram na casa dos 40°C em Corumbá, Inhumirim (Pantanal) e Coxim.

Outras 26 cidades tiveram calor acima dos 38°C na segunda-feira e, em Campo Grande, os termômetros marcaram 37°C. Mas nesta terça-feira (17), estações meteorológicas mostram a temperatura mais amena.

Em Corumbá, ao meio-dia, os termômetros marcavam 41,3°C e em Amambai 40,2°C. Apenas em Aquidauana, Juti e Ribas do Rio Pardo marcaram calor acima dos 39°C hoje e em Campo Grande a máxima chegou a 35,7°C ao meio-dia.

A situação acontece porque, apesar das temperaturas altas, há possibilidade de chuvas em cidades da região sul de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (17) e na quinta-feira (19), uma frente fria chega ao Estado, com maior incidência da região central para baixo.

Chuva abaixo da média em outubro

Durante os primeiros 15 dias de outubro, apenas duas cidades de Mato Grosso do Sul tiveram chuvas consideráveis e acima do que é esperado para o mês. Dados do Cemtec/MS mostram que apenas em Rio Brilhante (18%) e Nova Andradina (7%) as chuvas ultrapassaram a média histórica de outubro.

Em todas as outras cidades analisadas, as chuvas estão abaixo da média, com destaque para Porto Murtinho, Rochedo, Campo Grande, Iguatemi, Sete Quedas e Ponta Porã, onde a registrada é 90% ou mais abaixo do esperado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é apreendida com dois quilos de skunk em ônibus na MS-156

Inspirado no Jubileu da Esperança, comunidade católica faz evento para jovens em Campo Grande

Vídeo: bola de fogo é vista cruzando céu de Brasília

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Últimas Notícias

Polícia

Jovem desaparece ao sair com homem do carro prata e caso vai parar  na delegacia em Campo Grande

Jovem desapareceu há 4 dias

Polícia

Marido é esfaqueado na cabeça por mulher no Centro-Oeste em Campo Grande

Homem conseguiu fugir e pedir ajuda na casa da enteada

Charge

Dois anos e cinco meses depois…

Brasil

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos

Agência reguladora informou que o ciclo 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras