Mato Grosso do Sul permanece no epicentro da onda de calor intenso nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. A previsão indica índice crítico em umidade relativa do ar, variando de 10 a 30%. O calor ultrapassa os 40°C, principalmente na região pantaneira, norte e sudoeste.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia. As instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade aliado ao avanço de cavados e aquecimento diurno.

Campo Grande amanhece com os termômetros em 27°C e pode chegar a 37°C, também com chance de chuvas isoladas. Dourados varia de 23°C a 37°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem 23°C pela manhã e 35°C pela tarde. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 25°C e 38°C.

Ainda conforme o monitoramento, Paranaíba tem mínima de 23°C e máxima de 39°C, enquanto Três Lagoas registra temperaturas entre 26°C e 40°C. No Norte, Coxim e Camapuã marcam 24°C inicialmente, atingindo 40°C e 39°C, respectivamente.

Corumbá e Aquidauana, na região pantaneira, apresentam valores semelhantes, com 27°C pela manhã e 39°C no período da tarde. Porto Murtinho, no Sudoeste do estado, a mínima prevista é de 27°C, enquanto a máxima pode atingir 41°C ao longo do dia.