Em janeiro, época de férias, o número de doadoras do BLH (Banco de Leite Humano) Irmã Maria José Machado costuma diminuir e reduzir a oferta de leite materno aos bebês internados na Santa Casa de Campo Grande.

Conforme o hospital, o estoque atual é 50% menor que o necessário para atender a demanda de alimentação dos recém-nascidos da Santa Casa. O local frisa que o leite humano é importante para o desenvolvimento dos pequenos.

O insumo é considerado padrão ouro na alimentação infantil, pois protege contra doenças e tem alto nível nutricional, proporcionando a formação de pessoas mais saudáveis e sadias, inclusive quando adultas. E de acordo com os profissionais da área, o leite humano é o melhor alimento que o recém-nascido pode ter.

Diminuição esperada

“Estamos com os estoques bem baixo no momento, menos de 50% de nossa demanda”, revela a nutricionista da Santa Casa, Glaucia Flores. A explicação é que nesta época de férias escolares, historicamente, existe uma diminuição das doações por conta da mudança de rotina das mães.

Muitas viajam ou ficam atarefadas demais cuidando dos filhos em casa, o que provoca essa redução. Atualmente, são necessários oito litros de leite humano por dia para alimentar o total de 21 bebês internados na Maternidade da Santa Casa.

Ou seja, isso significa que o BLH tem trabalhado com apenas quatro litros do insumo por dia para servir toda a demanda do hospital, o que força a equipe a focar em uma nova captação de doadoras.

Como doar?

As mulheres interessadas em ajudar devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Santa Casa pelo número 3322-4174. A unidade fica no terceiro andar do hospital, na rua Eduardo Santos Pereira, nº 88, no Centro de Campo Grande. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias da semana.