Assembleia realiza audiência em prol da prevenção da saúde mental infantojuvenil
A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizou audiência pública em prol da prevenção da saúde mental infanto-juvenil, integrando as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na tarde desta terça-feira (26) foi realizada a audiência pública com o tema “O impacto da prevenção da saúde mental nas crianças e adolescentes”. […]
Diego Alves –
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A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizou audiência pública em prol da prevenção da saúde mental infanto-juvenil, integrando as ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Na tarde desta terça-feira (26) foi realizada a audiência pública com o tema “O impacto da prevenção da saúde mental nas crianças e adolescentes”.
A psiquiatra Gislayne Budib Poleto, coordenadora municipal da RAPS, disse que um dos compromissos da pasta, que é saúde da infância e do adolescente. “Aqui é a sexta capital em relação a altos índices de suicídio em crianças e adolescentes, e esses números só tem aumentado. Os últimos dados demonstraram que está menor a idade, são agora crianças e 5 a 9 que tentam o suicídio. A criança pode ter transtornos psiquiátricos, temos que trabalhar, por exemplo, algumas frases negativas que ela repete e trabalhar ainda fatores de proteção, para não chegar a pensarem em suicídio, como autoestima elevada, bom suporte familiar, entre outros. A prevenção é uma responsabilidade de todos”, garantiu.
Já a psicóloga Céres Mota Duarte, do ITCC (Instituto de Terapia Cognitivo Comportamental) detalhou sua tese sobre a psicoeducação como estratégia na prevenção à saúde mental nas escolas. “Fico feliz em poder participar de uma audiência em que posso trazer e aprender sobre conteúdos que serão propostos. A saúde mental é uma parte integrante da Saúde, determinada por fatores socioeconômicos, psicológicos e ambientais. A criança externaliza de forma mais sincera quando passa por algum problema, o adolescente às vezes não. Convivência e habilidades sociais são desenvolvidas na escola também. É necessário também diminuir também o estigma, lembrando que a prevenção busca impedir que um transtorno mental se instale ou o impacto deste transtorno. É necessário que toda a escola esteja envolvida no processo, estratégias de enfrentamento, autoajuda, e para isso temos programa em grupos, sessões individuais, com envolvimento dos pais, avaliação e monitoramento passos do programa de implementação, entre outros passos”, informou.
A audiência foi proposta pelo deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) que é coordenador da Fenacria (Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente).
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