Após terremoto atingir cinco países, ex-moradora de MS que vive no Chile expõe situação no país
Terremoto já deixou mais de 400 pessoas mortas em cinco países
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Terremoto que teve maior magnitude no Equador, mas também atingiu Argentina, Peru, México e Chile, no sábado (18), já deixou centenas de mortos. Ex-moradora de Mato Grosso do Sul, que vive no Chile, conta que convive com os tremores no país.
“Como o Chile é um país acostumado com esse tipo de evento, mais que o Peru e Equador, os chilenos são acostumados e são preparados, já que as construções aqui do país são antissísmicas e também o serviço de sismologia do país sempre está em alerta e a população tranquila”, descreve ao Jornal Midiamax a jornalista Ampari Lakatos, que vive há 11 anos em Santiago, capital do país andino.
No Chile, o terremoto teve magnitude de 4,6 e sentido às 16h (horário de Mato Grosso do Sul) na região de Sierra Gorda. “[…] aqui ultimamente tem ocorrido muitos tremores, mas esses terremotos que ocorreram no Equador e no Peru não afetaram em nada aqui, nem na costa do Pacífico, que estavam comentando que poderia ter um tsunami”, conta ela à reportagem.
Equador teve pelo menos 446 mortes
O tremor no Equador aconteceu às 15h12 (de MS) e teve magnitude de 6,5. O evento teve seu epicentro no município de Balao. O país foi o mais atingido e já contabiliza 446 vítimas desde sábado, segundo as agências internacionais.
Ampari morou por 40 anos em MS e se mudou para o Chile há 11, onde vive com o marido chileno. Ela conta que já passou por outros terremotos. “Pra quem passa por isso, é bem terrível. Eu passei o [terremoto] de 2016 aqui também, mas ninguém sofreu nada”, relembra.
Naquele ano, o país andino foi atingido por dois grande terremotos com diferença de pouco mais de um mês. O primeiro, de magnitude 6,4 aconteceu em novembro, e o segundo – o mais forte – foi de 7,6 em dezembro.
Terremoto foi sentido em 5 países
Além do Chile e Equador, o tremor também foi registrado no México, Peru e Argentina. O terremoto no Peru teve menos intensidade, com cerca de 4,5, na costa norte e central. Já no México, o abalo foi de magnitude 3,3.
Por fim, na Argentina, o terremoto foi registrado em Mendoza (5,0) e Catamarca (3,0), com 30 minutos de diferença entre um e outro. Cerca de 1 hora depois, um terceiro tremor foi registrado em San Juan – 2,6 de magnitude.
Notícias mais lidas agora
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
Últimas Notícias
Caminhonete capota em acidente na BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia
Corpo de Bombeiros de Campo Grande foi acionado
Juízes substitutos são empossados em solenidade no TJMS
Novos juízes substitutos foram recepcionados pelos desembargadores
Saúde lança campanha sobre importância do programa Mais Médicos
O programa Mais Médicos foi criado em 2013
Mutirão para regularização de MEI acontece em 12 pontos de Campo Grande
Ao todo serão 12 pontos de atendimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.