Após temporal que destruiu casas, Ribas do Rio Pardo decreta estado de emergência

Moradores perderam móveis, roupas e utensílios domésticos com a forte chuva de domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Parte do muro de uma residência caiu por conta das chuvas (Foto: Divulgação / Prefeitura de Ribas do Rio Pardo)

O prefeito de Ribas de Rio Pardo, João Alfredo Danieze (Psol), decretou ‘Estado de Emergência’ na tarde desta terça-feira (13). Pela manhã a gestão estudava aplicar a medida, tendo em vista os alagamentos, casas danificadas e outros estragos causados pelas fortes chuvas de domingo (12).

Ao Jornal Midiamax, o pefeito da cidade justificou a decisão. “Estamos decretando [Estado de Emergência] e vai ser publicado amanhã( 13) de manhã, às 9h, em diário oficial. Nós tivemos quase 70% da previsão de chuva para todo o mês de fevereiro e dado o tráfego de veículos pesados e as chuvas torrenciais, isso tem causado grandes prejuízos ao município, principalmente para quem mora em bairros mais periféricos”, disse o chefe do Executivo municipal.

 Ainda durante a entrevista, o gestor disse que o apoio está sendo feito dentro do que é possível sem o decreto. “Moradores dos bairros periféricos perderam móveis e roupas, a nossa assistência está dando toda a cobertura que temos condições sem o decreto emergencial”, disse ele.

Muro não suportou a força da água (Foto: Divulgação / Prefeitura de Ribas do Rio Pardo)

O prefeito também informou as medidas imediata de amparo a cidade e aos moradores que perderam bem materiais. “Na verdade vai depender do tempo e da chuva. Mas colchões, fogão e uma serie de utensílios domésticos a gente vai tentar repor. Os buracos que eram pequenos se tornaram maiores, vamos fazer uma operação tapa buraco”, explicou o gestor.

O chefe do executivo municipal de Ribas do Rio Pardo também informou que não houve vítimas fatais ou desabrigados.

Pelo menos 60 famílias afetadas

Segundo o Município, pelo menos 60 famílias tiveram perdas. “Os estragos envolvem parte de casas levadas pela chuva, estragos em muros, veículos, além de muitas roupas e móveis perdidos”, detalhou o prefeito João Alfredo Danieze (Psol).

Segundo ele, equipes das secretarias de obras e assistência social estão nas ruas contabilizando prejuízos o oferecendo ajuda aos moradores. Em um prédio público, a Prefeitura montou casa de passagem para atender famílias que tiveram casas destruídas pela chuva.

Em áreas públicas, o prédio do hospital municipal da cidade também foi invadido pela enxurrada e deve passar por reparos. 

Chuva irá continuar

e acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até terça-feira (14), Ribas do Rio Pardo está sob alerta de tempestade. Nesse período, são esperados ventos de até 100 quilômetros por hora com acumulado de chuva que poderá atingir 100 milímetros. A condição de chuva deve se estender pelos próximos dias no município. 

Conteúdos relacionados

Empregos