A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai ceder espaços para empresas que desejam se instalar na Cidade Universitária, que abriga tanto a Federal, quanto a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a UFGD, cerca de 8 mil pessoas circulam pelo campus, que fica longe do comércio central de Dourados. Ou seja, a Cidade Universitária precisa suprir demandas da população universitária e garantir serviços fundamentais, como reprografia e alimentação.

Por isso, a cessão onerosa de alguns espaços da estrutura da UFGD para empresas privadas, por meio de processo licitatório. “A utilização de espaço público para prática de atividade comercial privada caracteriza-se como cessão de uso de bem público, tem natureza contratual, onerosa e por prazo determinado, de modo a garantir segurança e contingenciar os riscos do investimento do empreendimento”, explica a pró-reitora de Administração da UFGD, Andressa Cecília Almeida Bachega Casari.

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Espaço vago na UFGD (Foto: Divulgação)

Processos licitatórios

A licitação para cessão onerosa de espaços pode ser feita em diferentes modalidades, como pregão eletrônico ou carta convite. Em algumas licitações, o critério para a escolha do vencedor é o valor mais alto de aluguel oferecido entre os concorrentes para o espaço a ser cedido.

Em outras ocasiões, ao critério de maior aluguel soma-se o critério de menor preço ou maior desconto oferecido sobre os produtos que serão comercializados. Em todas as situações, os contratos estabelecem qual a qualidade mínima do serviço a ser prestado.

Em fevereiro de 2023, uma empresa venceu a licitação para prestar serviços de reprografia – impressão, digitalização, fotocópia etc. – e papelaria. Dessa forma, desde março, professores e estudantes podem fazer cópias de materiais e adquirir itens de papelaria nas salas de reprografia, que ficam nos blocos de sala de aula B e C.

A empresa que venceu a licitação tem obrigatoriedade de pagar o valor de aluguel estabelecido, e de acordo com o contrato, deve prestar o serviço até fevereiro de 2024, com possibilidade de renovação. O contrato estabelece o horário de funcionamento das salas de xerox, a qualidade do papel que deve ser usada, entre outras informações importantes sobre a prestação do serviço.

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Espaço vago (Foto: Divulgação)

Licitações sem sucesso

Em anos anteriores, o campus da UFGD já contou com bancos, papelaria, farmácia, food trucks e lanchonetes. Com o passar do tempo, no entendimento de algumas empresas contratadas, o público do campus não é suficiente para garantir margem de lucro ao investimento, tornando-o inviável.

A partir disso, a universidade elaborou um novo plano de ocupação de alguns espaços e não insistiu em processos licitatórios para farmácia e bancos. No entanto, a questão da diversidade da alimentação se tornou uma questão a resolver. Estudantes, professores e técnicos administrativos reivindicam a instalação de novos pontos comerciais de venda de refeições.

De acordo com a pró-reitora, algumas ações estão sendo tomadas para isso. Neste ano, foram duas tentativas de licitação do espaço conhecido como Cantina, ambas sem sucesso.

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Cantina da UFGD (Foto: Divulgação)

Ainda para 2023 está prevista a realização de licitações para ocupação de espaços para food trucks, que devem oferecer um cardápio variado.

Além disso, no mês de maio foi aberto no Centro de Convivência um ponto de lanchonete em parceria com o projeto de extensão “Acompanhamento da gestão na etapa de pós-incubação de empreendimento de Economia Solidária”, que serve apenas alimentos produzidos na comunidade Quilombola da Picadinha, em Dourados.

Ainda, mantém-se a venda de produtos da economia solidária na Biblioteca Central, viabilizada pelo projeto de extensão “Espaço de comercialização de produtos Ecossociais na UFGD: inclusão produtiva de grupo de mulheres assentadas e incubadas”.

Para acompanhar os editais de licitação da UFGD, basta clicar aqui. O contato para tirar dúvidas e obter mais informações sobre os processos licitatórios da UFGD é o telefone (67) 3410-2800 / 2810 ou o e-mail compras@ufgd.edu.br.