Após feriado de Carnaval, 180 mil alunos da rede estadual voltam às aulas em MS

Ao todo, a recepção para o novo ano letivo acontece em 348 escolas da rede

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Escola Joaquim Murtinho, no Centro de Campo Grande. (Foto: Henrique Arakaki / Midiamax)

Trânsito mais movimentado e ônibus cheios indicavam mudança no cenário pelas ruas de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (23), dia de volta às aulas para 180 mil estudantes da rede estadual de ensino. Além do vai e vem de alunos, a ansiedade  de pais e filhos foi marcante para quem se preparava para mais um ano letivo, logo após o feriadão do Carnaval.

Mãe coruja, Irene Rodrigues, de 52 anos, foi acompanhar a filha, Geovana Caroline, de 15, no primeiro dia de aula na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no Centro da cidade. “A gente mora no Bairro Aero Rancho e de lá aqui é uma viagem, vim para mostrar os horários e caminho até aqui”, comentou Irene.

Já na adolescente, que começa hoje o primeiro ano do ensino médio, era evidente o nervosismo típico de estreante na escola nova.

Nas ruas da cidade, o trânsito mais intenso e ônibus e pontos lotados evidenciavam a presença dos estudantes. De minuto em minuto, grupos passavam a ocupar escolas por toda a cidade.

Para ajudar a controlar a ansiedade da enteada, o coordenador de vendas, Rodrigo de Cairo Martins, fez questão de acompanhá-la no primeiro dia. “Vim dar apoio para tirar a ansiedade e o medo, e mostrar o trajeto de ônibus”, comentou. 

Aluna do primeiro ano do ensino médio, Júlia Costa era só ansiedade. “Conheço algumas pessoas, mas mesmo assim fico bem nervosa”, relatou. 

348 escolas 

Ao todo, a recepção para o novo ano letivo acontece em 348 escolas da rede estadual, que oferecem ensinos Fundamental e Médio, programas de Correção de Fluxo e Educação Profissional.

“Para este ano, foram adquiridos mais de 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares. Estamos trabalhando para que esses materiais estejam à disposição dos nossos estudantes nos primeiros dias de aulas, com uma logística de entrega iniciada ainda em janeiro para a correta distribuição dos itens para todas as unidades de ensino da Rede”, explicou o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

Conforme disposto no Diário Oficial do Estado (DOE), páginas 12 a 18 da edição n. 11.056 de 24 de janeiro de 2023, neste ano, haverá 200 dias letivos, com 11 sábados de atividades, além de 4 dias para a realização de Exames Finais e, ainda, 1 dia para a realização de Conselho de Classe Final. O recesso escolar será entre os dias 17 e 31 julho e o término do Ano Letivo está marcado para o dia 15 de dezembro.

Conteúdos relacionados