Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após erro do Inep, estudante terá que viajar 235 km para fazer prova do Enem em Campo Grande

O sonho de ingressar no Ensino Superior se tornou um pesadelo para a estudante que passou o ano inteiro se preparando para a prova
Lethycia Anjos -
Exame Nacional do Ensino Médio, Enem (Foto: Marcello casal Jr/Agência Brasil)

O sonho de ingressar no Ensino Superior se tornou um pesadelo para a estudante Josiely Acosta Ribeiro, 17, após identificar um erro em seu local de prova para o (Exame Nacional do Ensino Médio). Moradora em , no interior de Mato Grosso do Sul, Josiely ficou surpresa ao descobrir que a alocação da sua prova estava em , a 235 km de distância.

Vanessa Duarte Siqueira, prima de Josiely, foi responsável pela inscrição da jovem e lembra de ter selecionado corretamente a cidade de Jardim como sua residência. No entanto, às vésperas da prova, descobriram que o local havia sido alterado.

“Fiz a inscrição corretamente, não sei o que aconteceu no site, mas quando verificamos o local de prova, estava em Campo Grande, o que se tornou completamente inviável para ela ir até lá”, diz a prima.

Para Josiely, que se preparou o ano inteiro e sonha em cursar e Urbanismo, a notícia foi um choque. Agora, a jovem se encontra em uma situação difícil, sem saber como fará para comparecer em Campo Grande nos dois dias de prova.

“Me sinto muito mal com tudo isso. Minha família não tem condições de se deslocar até Campo Grande durante dois finais de semana. Além da pressão da prova, agora tenho que lidar com essa situação”, lamenta.

Distância não pode ultrapassar 30 km

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a distância máxima entre a residência do candidato e o local da prova não podem ultrapassar 30 km. Caso isso ocorra, o Portal Nacional da Educação orienta o participante a entrar em contato por meio do número (61) 9.9129-8686.

No entanto, a família da candidata ressalta que entrou em contato com o Portal da Educação, mas não obteve resposta e nem um prazo para que o problema fosse resolvido. “Disseram que foi repassado para a imprensa”, diz a estudante.

Josiely também destaca que, em 2022, fez o Enem como treineira em Jardim e não enfrentou nenhum problema. “Isso pegou todos de surpresa. No ano anterior, quando eu estava no 2° ano, não tive problemas e a prova foi realizada em uma escola próxima da minha casa, em Jardim”, afirma.

Após inúmeras reclamações, Inep irá analisar locais de prova

O problema enfrentado por Josiely não é um caso isolado. Desde a divulgação dos locais de prova na última terça-feira (24), vários candidatos têm expressado preocupações com a distância entre seus endereços e os locais de aplicação da prova do Enem.

Por meio das redes sociais, estudantes de todo o Brasil pedem que o revise os locais de provas do Enem.

Em resposta às queixas, o Inep, responsável pelo exame, emitiu uma nota informando que está revisando a definição dos locais de prova realizada pelo Cebraspe, a instituição vencedora do processo licitatório para aplicação do Enem em 2023.

O Instituto destacou que tomará as medidas necessárias para garantir que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição conforme as diretrizes estabelecidas nos regulamentos que regem a aplicação do exame.

Desde 1998, o Enem é utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica (3º ano) e se tornou uma das principais formas de ingresso nos cursos de graduação. Neste ano, as provas estão agendadas para os dias 5 e 12 de novembro.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Inep sobre o problema de Josiely, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dado Dolabella quebra silêncio após ser condenado à prisão: ‘A verdade’

Alems inicia setembro com Semana do Pescado, sessão solene e reunião de Comissão

Carro sobe em canteiro, bate em placa e pega fogo na Avenida dos Cafezais

Prefeitura de Paranaíba licita obras de duas pontes de concreto. (Foto: PMP, Divulgação)

Paranaíba prevê gastar até R$ 1,24 milhão em duas pontes de concreto

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Discussão por sacola de lixo teria motivado assassinato de homem no Taquarussu

Últimas Notícias

Cotidiano

Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande neste domingo

São dez unidades de saúde com plantões de médicos hoje

Esportes

Onde assistir: Domingo tem Dérbi Paulista e semifinais do Brasileirão Feminino

Estão previstas sete partidas pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Cotidiano

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

Degradação foi identificada em área de preservação do Córrego Prosa

Política

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Vereadores da CPI não entraram em consenso e adiaram mais uma vez a entrega do relatório, prevista para terça-feira (2)