Após atraso em compras, Campo Grande segue sem prazo para ter iluminação 100% de LED

Previsão era conclusão do projeto até o fim do ano passado, mas Capital tem 70% de lâmpadas LED

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Lâmpada de LED estão sendo substituídas desde 2018 (Foto: André Bittar/Divulgação/ PMCG)

O projeto de Campo Grande ser 100% iluminada com lâmpadas de LED, que são mais econômicas e iluminam melhor que as demais, segue sem um prazo definido.

Conforme divulgado pelo Jornal Midiamax, em setembro de 2022, o prazo final era em agosto, mas por conta de atraso nas compras dos itens, o período foi estendido para dezembro daquele ano.

Conforme a prefeitura, atualmente, mais de 70% da iluminação pública de Campo Grande já é feita com lâmpadas de LED. “Estão em processo de licitação mais de 20 mil lâmpadas, das quais 5 mil chegam a Campo Grande nos próximos dias”, diz em nota enviada ao Jornal Midiamax.

Além disso, segundo Executivo Municipal, há um processo licitatório para compra de mais 5 mil lâmpadas LED com alimentação fotovoltaica. De acordo com a prefeitura, com a chegada dessa encomenda, Campo Grande contará com mais de 90% da cobertura com lâmpadas de LED. Ou seja, para chegar em 100%, o município depende de mais licitações, ainda não iniciadas.

Desde 2017

O município anuncia, desde 2017, a substituição das luminárias da cidade por LED. Estudo de viabilidade técnico-econômica feito pela Divisão de Iluminação Pública mostra que o gasto médio com energia elétrica por luminária, onde já houve substituição, cai 42,72%, de R$ 28,86 para R$ 16,53, por lâmpada.

A despesa com manutenção tem redução de 65,97%, de R$ 14,05 para R$ 4,78, segundo dados da Prefeitura de Campo Grande.

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Lâmpada de LED estão sendo substituídas desde 2018 (Foto: André Bittar/Divulgação/ PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande a troca de lâmpadas de sódio pelas de LED em 2018. As lâmpadas foram adquiridas em 2016, como parte de um contrato para compra de 20 mil lâmpadas de LED.

O contrato foi suspenso pelo Tribunal de Contas, que só liberou a instalação em outubro de 2017. Segundo a gerência de iluminação pública da Sisep, na época, foi preciso contratar uma empresa para executar o serviço (ao custo de R$ 307.597,12) porque as luminárias estão em super postes ornamentais, com 22 metros de altura, o que exige a utilização de equipamentos como guindastes hidráulicos articulados, que a Prefeitura não dispõe.

Como solicitar manutenção das lâmpadas

Primeiramente o morador precisa entrar em contato com a central de denúncias da Prefeitura Municipal, no 156, e relatar o problema que está enfrentando com a iluminação pública. Posteriormente, será gerado um cadastro com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do morador e o endereço (com nome da rua, CEP e número) de onde o requerente quer que seja feita a troca de lâmpadas.

Após feito o cadastro do morador e informado o endereço de onde está localizado o poste com defeito, o atendente informará o protocolo de atendimento contendo 10 caracteres numéricos. A manutenção será feita dependendo exclusivamente da equipe da região do bairro solicitado.

Por conta disso, no prazo em que achar melhor, a pessoa deverá entrar em contato diretamente com a Ouvidoria no telefone 3314-4639. O funcionário que atender solicitará o protocolo de 10 números da ordem de serviço para verificar o andamento da solicitação.

O morador também pode acessar o site “Fala Campo Grande”, clicando aqui, e verificar o procedimento acessando o cadastro feito através do CPF no 156.

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