Aneel mantém bandeira tarifária verde em março e conta de luz segue sem taxa adicional
Bandeira tarifária verde está em vigor desde 16 de abril de 2022; melhora nos níveis de reservatórias das hidrelétricas descarta cobrança extra de consumidores
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (24) que irá manter a bandeira tarifária verde acionada em março. Com a decisão, que reflete as boas condições de geração de energia no país, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês.
A bandeira tarifária verde está em vigor para todos os consumidores conectados ao sistema elétrico nacional desde 16 de abril. Assim, segundo a agência reguladora, o patamar “reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas”.
Em nota, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou a relevância da manutenção da bandeira tarifária verde. Ou seja, isso demonstra a oferta de eletricidade suficiente para atendimento à demanda. O sistema de bandeiras “possibilita que os consumidores conheçam mensalmente a situação da geração de energia”, afirmou
Bandeira tarifária indicam o custo da geração
O sistema de bandeira tarifária existe desde 2015 e indica os custos da geração de energia no país aos consumidores. Além disso, atenua os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com juros. No modelo atual, as distribuidores recebem os recursos mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.
A bandeira tarifária verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Por outro lado, as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas. Isso está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.