Alice faz feijoada para ser a primeira de MS em 11 anos a disputar Campeonato de Ginástica
Aos nove anos, a jovem atleta é única representante de Campo Grande classificada para a competição em onze anos
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aos nove anos, Alice Muller de Moura já sabe o que quer para o futuro, se tornar uma grande ginasta e representar o país nas competições internacionais. Única representante de Campo Grande no Campeonato Brasileiro de Ginástica nos últimos 11 anos, Alice e sua família promovem uma feijoada para arrecadar fundos e custear a viagem da jovem atleta a Anápolis, Goiás, sede do campeonato que ocorrerá em novembro.
Mãe e treinadora, Thayse Muller conta que desde os primeiros anos de vida Alice têm contato direto com esporte e aos três anos já dava sinais de que seguiria os seus passos.
“Eu fui ginasta há 25 anos, não cheguei a grandes competições, mas sempre estive ligada ao esporte, fui arbitro em competições nacionais com atletas como Jade Barbosa e Dany Hipólito. Depois virei treinadora e desde sempre a Alice esteve ao meu lado brincando enquanto eu dava aula nos ginásios”, relata.
Em pouco tempo, o que começou como brincadeira se tornou um sonho compartilhado por mãe e filha, e ao lado de Thayse, aos sete anos, Alice começou a treinar para disputar as competições regionais.
“Logo que ela começou a treinar percebi uma evolução muito alta, então decidi trocar ela de clube porque onde ela estava não teríamos muito avanço. As competições exigem alguns requisitos, por isso junto a uma amiga montamos um centro de treinamento para treinar a Alice para as competições”, explica a mãe.
Trajetória
Com uma rotina assídua de treinamento de três horas diárias, acompanhamento nutricional e psicológico, Alice se dedicou as competições e garantiu a vaga para o Campeonato Brasileiro, feito que não se via há 11 anos em Campo Grande.
“Em março deste ano ela participou de um Torneio em Goiânia, logo em seguida foi realizado um intercâmbio entre clubes. Em junho ela esteve em um intercâmbio no Esporte Clube Pinheiros e depois disso participou de outro no Centro Olímpico de São Paulo”, explica a treinadora.
Além do Campeonato Brasileiro, Alice já têm uma agenda cheia de competições, em outubro ela participa de um torneio estadual em Campo Grande, e em seguida do torneio nacional também em Anápolis (GO).
No entanto, sem patrocínios e apoio financeiro do governo, o sonho da jovem atleta esbarra em questões financeiras, o que levou a mãe a promover uma feijoada beneficente para arrecadar recursos e custear as despesas com a viagem.
“A ideia da feijoada surgiu porque eu já cozinhava, faço renda extra com a comida e muitos amigos e clientes gostam. Além disso, no dia do evento teremos bazar, brinquedos e bebidas teremos delivery e consumo no local”,
Ansiosa pelo campeonato, Alice afirma que pretende competir para ganhar, mas sabe que só o fato de ser a única representante Campo Grande na competição já é algo a que se orgulhar.
“Minha expectativa é ganhar, vou fazer o meu melhor e independente do resultado vou focar em fazer uma série bonita”, afirma a jovem atleta.
Sonho em mudar a ginástica
Inspirada pela filha, Thayse Muller sonhava em mudar a história da ginástica em Campo Grande e colocar a cidade novamente no centro das grandes competições. Em 2022, ela reencontrou uma ex-aluna e deu a ideia de abir um ginásio voltado ao treinamento de atletas para competições, assim surgiu o Centro de Treinamento de Ginástica Artística L.C. Gym.
“Há muito queria mudar a ginástica em Campo Grande, ano passado reencontrei a Leticia minha antiga aluna e como ela já tinha vontade de abrir um ginásio dei a ideia de abrir um local onde eu pudesse treinar as meninas, ela topou e assim nasceu nosso sonho”, destacou.
Hoje, o local que funciona no Bairro Carandá Bosque treina jovem ginastas a partir dos quatro anos, com foco em desenvolver grandes atletas.
Torneio Nacional
Antes do Campeonato Brasileiro, a cidade de Anápolis sediará o Torneio Nacional de Ginástica Artística, uma competição que contará com a participação de 49 atletas de Mato Grosso do Sul e acontecerá entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro. Logo em seguida, entre os dias 8 e 12 de novembro, ocorrerá o Campeonato Brasileiro, no qual Alice será a única representante do Estado.
Para tornar a viagem possível, a Federação de Ginástica solicitou à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) o fretamento de um ônibus para o deslocamento até o Torneio Nacional.
“A Fundesporte já confirmou que disponibilizará um ônibus para Alice e as demais meninas, que irão competir no Torneio, o que será de grande ajuda”, explicou Thayse.
No entanto, mãe e filha terão que permanecer na cidade por mais dias devido às competições do Campeonato Brasileiro, o que implica em despesas extras para custear a estadia prolongada e as passagens de volta.
“O ônibus levará apenas as atletas para o Torneio Nacional, então eu e Alice teremos que custear nossa viagem durante o campeonato. Estamos correndo para conseguir as passagens de volta”, disse a treinadora.
Segundo a Fundesporte, a solicitação de passagens terrestres para ônibus de qualquer companhia está temporariamente indisponível.
“O Governo do Estado não possui uma ata válida para disponibilizar passagens no momento. Havia um saldo disponível para solicitações, mas esse saldo já expirou e um novo processo deverá ser iniciado”, destacou a pasta.
Leia também:
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
O que Itaú, Bradesco, Santander, BTG e outros bancos dizem sobre a alta do juro
Alta de 1 ponto porcentual da Selic, para 12,25%
CCJ da Câmara aprova projeto que permite dono de terra usar força própria para expulsar invasor
O placar terminou com 39 votos favoráveis ante 15 contra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.