A se transformou em uma verdadeira arena com a de cavalos e bovinos na manhã desta sexta-feira (1º). O evento faz parte da divulgação das competições do Circuito de Laço Comprido em Campo Grande. Uma cavalgada percorre a avenida desde a Cidade Vila Morena, a antiga cidade do Natal, até a prefeitura.

A concentração começa nos altos da Afonso Pena e competidores apresentam a cultura do esporte. A organização estima que circule cerca de 10 mil pessoas durante o evento, no Parque do Peão CLC, que segue com provas até 10 de setembro. O objetivo da cavalgada é mostrar aos moradores as raízes da tradição na área urbana.

Cerca de 500 animais participam do evento (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O trânsito estará parcialmente interditado durante a passagem da cavalgada. Suelen Rocha, uma das organizadoras do circuito, conta que as competições começaram no dia 28 de agosto, com provas diárias. Cerca de 500 animais e 100 equipes participaram por dia, divididos em três períodos.

“A cavalgada é para convidar as famílias para conhecer e prestigiar o CLC, a última etapa envolve a disputada nacional, com preparação o ano todo. São Competidores de todos os estados do Brasil. O CLC completa 10 anos em 2024, é um momento de voltar as raízes e mudar a rotina”.

Leo Batista na cavalgada do CLC (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O cabelo e barba grisalha não afastam a vontade de Leo Batista da Rosa, de 71 anos, de participar anualmente do encontro. O veterano está há 35 anos envolvido na competição e conta que começou na cavalgada após se encantar por uma edição que viu pela televisão, em Bela Vista. “Só vou parar quando morrer e, ainda assim, vou procurar lá no céu”, brinca.

De Figueirão, Rodrigo Guzzela veio com a família, participa há dois anos, observando que o filho Pietro, de 9 anos, dá continuidade ao esporte. “Ele laça desde 5 anos, é muito bom ver os filhos seguindo a tradição. Tem espaço para criança, idoso, homem e mulher, há várias possibilidades de participar”.

Também faz parte do cronograma o evento Delícias do MS, com e comida pantaneira. O Parque do Peão está nas proximidades da MS-010.

Pietro laça desde os 5 anos (Nathalia Alcântara, Midiamax)