Pular para o conteúdo
Cotidiano

Advogada de Mato Grosso do Sul fala sobre o direito indígena e sustentabilidade à ONU News

O debate repercutiu a participação no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas da ONU, realizado em abril, em Nova Iork
Priscilla Peres -
Tatiana Ujacow em entrevista à ONU News. (Foto: Reprodução)

Advogadas de , integrantes do Comitê Intertribal memória e ciência indígena, concederam entrevista à agência de da ONU sobre o direito indígena e a perspectiva ambiental. O debate repercutiu a participação no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas da ONU, realizado em abril, em Nova Iork.

A advogada Tatiana Ujacow, em entrevista a ONU News, destacou a defesa dos povos indígenas e a preservação do planeta. Ela comentou sobre como é possível unificar a relação entre indígenas e produtores, em um Estado agropecuário, como Mato Grosso do Sul.

“O indígena tem a cosmologia própria, da relação com a terra que é espiritual, a terra é mãe e premissa de vida. E esse respeito com a terra que eles nos ensinam, a tratar a terra, a não desgastar, depredar e desmatar, precisamos aprender e agregar valor ao que produzimos. Fazer com que o desenvolvimento seja sustentável”, destacou.

Tatiana aproveitou para reformar a importância mundial da adoção de práticas sustentáveis, como forma de valorizar a produção mundialmente. “Vemos mundo afora, esse descuido com o meio ambiente e suas consequências. E precisamos ir para um rumo adequado ao planeta”.

Indígena à margem do direito

Advogada de Mato Grosso do Sul, Tatiana Ujacow acompanha os casos de violência contra indígenas, principalmente em casos de operações de reintegração de posse. Para ela, fica nítido, que o indígena vive a margem do direito positivo brasileiro.

“Assistimos a essa situação diariamente. Desde uma preventiva que não preenchia os requisitos, indígenas encarcerados, às condições das prisões. Fiz um estudo sobre a situação dos presídios, que os indígenas mal recebiam suas visitas, porque é submetido a uma revista, que por vezes é uma invasão à cultura deles”, exemplifica.

Ela destaca que quando se trata do povo indígena é necessário reconhecer como um ser humano, respeitar os hábitos próprios da cultura do povo, como prevê a Constituição Federal.
“Precisamos olhar o outro a partir da diferença e compreender como o princípio da dignidade da pessoa humana. Que deve existir e nortear as decisões em relação a esse povo, ter esse cuidado com esse povo que já foi massacrado várias vezes, e na luta por seus direitos enfrentam esse tipo de situação, que nos estarrece”, destaca.

Indígenas como protagonistas

Samia Barbieri, advogada do Comitê Intertribal memória e ciência indígena, também em entrevista a ONU News, destacou que atualmente é possível ver uma “virada de chave”, quando o assunto é o protagonismo indígena.

“Temos um Governo que entende da questão de Direitos Humanos e a comunidade indígena vem vivenciando um protagonismo. Eles vêm para propor medidas que os beneficiam, porque os demais não os entendiam. Quem cuida da natureza são os indígenas”, destacou.

Confira a entrevista na íntegra:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

Dagoberto Nogueira assume coordenação da bancada federal de MS

Alcolumbre cita anistia e obstrução e diz que todo dia alguém aparece com problemas

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

‘Implorei’: filha chora morte de trabalhador atropelado e queria que ele largasse o emprego

Últimas Notícias

Política

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

Concentração de bares na região central divide opiniões entre os que defendem o lazer e os que criticam o barulho

Trânsito

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Tombamento de carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (17), no km 487 da rodovia BR-163, próxima ao cruzamento com a Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos

Trânsito

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

A hipótese que a vítima foi atropelada por um carro, foi completamente descartada após as primeiras investigações

Le Blog Maria Antonia

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Ao desembarcar do Air Force One, nesta terça-feira (16), a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, chamou a atenção ao pisar em solo britânico com um look que exaltava a elegância clássica do país anfitrião. Fiel à sua paixão pela Burberry, marca icónica do estilo britânico, Melania escolheu um trench coat Kensington Heritage, peça atemporal … Continued