Pular para o conteúdo
Cotidiano

Adolescente tinha alvos e protocolo de segurança impediu tragédia, diz secretário de educação

Adolescente não tinha incidente de bullying ou alguma situação de suspensão na vida escolar
Priscilla Peres, Clayton Neves -
Secretário de Educação Lucas Bittencourt (Foto: Kisie Ainoã - Jornal Midiamax)

“Foi evitado uma tragédia”, afirmou o secretário municipal de Educação, Lucas Bittencourt, sobre a facada dada por um adolescente de 15 anos nas costas da mãe de um aluno na Bernardo Franco Baís, em . O secretário esteve no local e comentou o plano de segurança escolar estipulado pela prefeitura.

De acordo com o secretário, o adolescente que cometeu uma infração penal tinha alvos e intenção na ação que cometeu, já que com ele foram encontradas quatro facas e uma marreta. “De acordo com protocolo que escola segue de ter um agente patrimonial e os portões fechados, além da ação rápida de todos, foi o que impediu a tragédia”, conta.

O adolescente terminou o Ensino Fundamental na escola no ano passado e estuda atualmente em uma escola estadual. “Ele não tinha incidente de bullying ou alguma situação de . Tem histórico tranquilo e agora vamos levantar o que motivou essa ação”, destacou o secretário.

O adolescente de 15 anos estava com quatro facas e uma marreta quando revistado pela PM e GCM. Ele foi encaminhado para a Deaji (Delegacia Especializada no Atendimento à Infância e Juventude).

Escola não registrava ocorrência de violência há 15 anos

A Escola Municipal Bernardo Franco Baís já possuía um guarda municipal de plantão, antes do lançamento de um plano de segurança escolar, feito pela prefeitura de Campo Grande no início de abril.

Não havia registo de violência na escola há 15 anos e é considerada segura pela segurança municipal. Por isso, a escola não foi classificada como vulnerável pela prefeitura no mês passado, quando foram designados guardas municipais para 110 escolas.

“Criamos vários mecanismos pra dar segurança para os alunos e servidores da unidade. Ele chegou, mas não ia ter acesso ao interior da escola, já que os portões ficam fechados de forma permanente. Seguiremos normalmente com as aulas”, destacou o secretário Lucas Bittencourt.

Professor desarmou adolescente

Eu vi a faca brilhando na mão dele, estava focado na mão. Foi instinto porque ele não queria soltar a . Eu segurei no punho dele e o desarmei”, relatou o professor ao Jornal Midiamax. Ele ainda explica que o agente patrimonial que conteve o adolescente teria jogado uma mesa em cima dele, para conseguir imobilizá-lo contra a parede.

Em seguida, o funcionário gritou para o professor ajudar. Ele relatou que o adolescente “era muito forte” e, num primeiro momento, não quis responder qual o motivo de ter esfaqueado a mãe do aluno. “A provável raiz disso pode ter vindo de um problema familiar”, disse o professor, sem especificar.

Willian conversava com a advogada, que estava deixando o filho para o início da aula. Pouco depois, a coordenadora teria chamado o menino afirmando que a aula já estava para começar. Segundos depois do filho da vítima passar o portão, o adolescente atacou a advogada.

Na sequência, o ex-aluno teria corrido para o portão que dá acesso às salas de aula, quando foi contido pelo agente. Já a vítima foi levada para a sala dos professores e funcionários da escola fizeram compressa para estancar o sangramento.

“Tive que me concentrar para dar aula depois, porque as crianças têm 8 e 9 anos, para não demonstrar essa situação para elas”, finaliza o professor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Com previsão de 13,5 mil toneladas e colheita em 96%, soja de MS desponta com taxação de Trump

Dólar fecha em queda em dia de refresco para divisas emergentes, mas sobe 0,61% na semana

Realidade Virtual: O Futuro do Entretenimento

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Guerra comercial: China acelera compras da soja brasileira

Últimas Notícias

Polícia

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

O suspeito ganhou liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica

Le Blog Maria Antonia

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Conhecido mundialmente por seu papel como o Dr. Mark Sloan em Grey’s Anatomy, o ator Eric Dane enfrentou um momento delicado ao anunciar que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso e compromete gradualmente os movimentos do corpo. Em entrevista à revista People, Dane compartilhou … Continued

Cotidiano

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

O peão ficou internado durante uma semana

MidiaMAIS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Show será realizado neste mês de abril no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande