Adeus, papel: saiba como baixar documentos digitais que transformam celular em carteira
Entre os documentos estão CNH, título de eleitor e até cartão do SUS
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O último levantamento do Governo Federal indicava que serviços públicos já superavam a meta de 20% em modernização ao acesso de documentos digitais e autoatendimento por aplicativos. O Jornal Midiamax separou uma lista dos principais aplicativos para se ter o documento digital no celular e dar adeus aos documentos impressos, transformando o telefone em carteira.
Todos os aplicativos listados estão disponíveis para baixar pelo App Store e Play Store, as versões do sistema Apple e Android. Além disso, a utilização das plataformas é gratuita.
CNH e CRLV
Os condutores podem baixar a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. A plataforma reúne os principais serviços aos condutores, como infrações e multas.
A versão online tem a mesma legalidade do documento impresso. Ou seja, se for parado em uma blitz, por exemplo, caso não esteja com a CNH ou CRLV impressa, basta mostrar ao agente de trânsito o documento no aplicativo.
Para baixar é simples, vá até a App Store ou Play Store e digite: Carteira Digital de Trânsito. O app é do Governo Federal, portanto, é necessário ter uma conta no Gov.br. Após o login, o sistema irá apresentar o passo a passo para ter acesso aos documentos. Clique aqui para conferir.
MS Digital
Mato Grosso do Sul tem uma versão que reúne vários documentos essenciais, entre eles estão: Cadastro do Produtor, Cartão de Vacinação, Cartão do Doador de Sangue, Cartão do SUS, Carteirinha do Estudante, Carteira de Identificação Desportiva e Passe Livre Intermunicipal.
O MS Digital é um aplicativo multiplataforma totalmente gratuito e desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para que a população tenha acesso ágil e moderno a diversos serviços públicos estaduais.
Clique aqui para baixar.
Título de Eleitor
Há anos que a versão impressa do Título de Eleitor está “velha”, pois o e-Título foi lançado em 2017, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre e adotado pelo TSE para ser usado no resto do país.
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título eleitoral. Permite o acesso rápido e fácil às informações da eleitora e do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
É muito fácil baixar, basta acessar as plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para a eleitora ou eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Carteira digital
Os celulares mais modernos já estão com a carteira digital instalada. Nela, o proprietário pode inserir o cartão do banco que utiliza. A ferramenta permite pagar contas como o cartão físico por aproximação nas maquininhas do comércio.
Verifique entre os aplicativos fixos do seu aparelho.
Carteira de Trabalho
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital permite ter acesso aos registros trabalhistas, como contratos de trabalho, número do PIS e Pasep. A ferramenta é do Governo Federal, portanto, o usuário deve ter uma conta no Gov.br.
Carteira de Identidade Nacional
A Carteira de Identidade Nacional é o documento idêntico ao impresso, com a legalidade em todo território brasileiro, além de número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Este documento também está incluso no aplicativo Gov.br, basta acessar o ícone “Meus Documentos”.
CPF
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de contribuintes obrigados à inscrição no CPF, ou de cidadãos que se inscreveram voluntariamente. Também está disponível na plataforma Gov.br.
Conecte SUS
O Conecte SUS Cidadão é um aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde o usuário pode acessar seus dados no SUS (Sistema Único de Saúde), como exames, vacinas e dispensação de medicamentos. Para baixar, faça uma busca na loja online do seu celular com o nome do aplicativo, em seguida, faça o cadastro. O banco de dados também utiliza a plataforma Gov.br.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Rússia forneceu mísseis de defesa aérea à Coreia do Norte em troca de tropas, diz Coreia do Sul
Os EUA, a Coreia do Sul e a Ucrânia dizem que a Coreia do Norte enviou mais de 10 mil soldados para a Rússia em outubro
VÍDEO: Hospital Municipal fica alagado após fortes chuvas em Ribas do Rio Pardo
Segundo o prefeito o hospital passa por obras e alagou após parte da estrutura de contenção ceder devido as chuvas
Decisão sobre liberdade dos irmãos Menendez é adiada
A audiência que poderia conceder liberdade condicional aos irmãos Lyle e Erik Menendez, condenados pelo assassinato de seus pais em 1989, foi adiada. O Departamento de Correções e Reabilitação da Califórnia (CDCR) anunciou que a revisão do caso, inicialmente marcada para novembro, será realizada em uma data futura ainda não definida. Os irmãos Menendez, que…
Naiara Azevedo esclarece ‘rivalidade’ com Maiara e Maraisa: “Não fui eu”
Após rumores, Naiara Azevedo botou a boca no trombone e se pronunciou sobre a suposta rixa entre ela e a dupla Maiara e Maraisa; entenda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.