Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acadêmica de pedagogia denuncia caso de racismo e violência física na UFMS

Segundo a denúncia, a jovem foi impedida de participar de um evento da universidade sob a alegação de que "aquele não era seu lugar"
Lethycia Anjos -
(Reprodução)

Uma do curso de pedagogia da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul) denunciou um caso de racismo ocorrido na última quinta-feira (5) nas dependências da instituição. Segundo a denúncia, a jovem foi impedida de participar de um evento da universidade sob a alegação de que “aquele não era seu lugar”.

Conforme o Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da ), a estudante participava do Encontro Internacional da Zicosur (Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana), quando foi abordada por quatro pessoas brancas, que afirmaram fazer parte da Reitoria da Universidade e disseram que aquele “não era o lugar da estudante”, que é negra e usava tranças afro.

A jovem foi impedida de participar do coffee break por um cordão de isolamento formado por algumas mulheres, enquanto outra tentou retirá-la do espaço por meio de violência física.

Apesar do racismo sofrido, a acadêmica não se intimidou e, na sexta-feira (6), resolveu se manifestar com um cartaz denunciando o caso em frente ao auditório onde o evento estava ocorrendo. No entanto, conforme a denúncia, a jovem foi impedida de manter seu protesto. A manifestação da estudante recebeu apoio de outros grupos de estudantes que também criticaram a atitude racista e demonstraram solidariedade.

A estudante relata que está mobilizando esforços para identificar as pessoas envolvidas e que o pró-reitor de Assistência Estudantil está acompanhando o caso.

Procurado pelo Ministério Público, o Neab relatou os fatos ocorridos e solicitou que o caso seja acompanhado e que medidas sejam adotadas com urgência para coibir o racismo dentro da instituição.

“A incidência dos conflitos raciais que assolam nossa população e impedem o reconhecimento da pessoa humana em detrimento de sua cor, raça ou pertencimento social não pode mais ser tolerada. Considerando que esse fato é reincidente”, destaca a nota.

Ainda conforme o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, a acadêmica está abalada com o que ocorreu e até o momento não teve nenhum apoio institucional.

A reportagem procurou a UFMS para se pronunciar sobre o caso, mas não recebeu resposta até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestação.

Crime

Racismo é um crime hediondo e inafiançável. A Lei 7.716/1989 estabelece reclusão de dois a cinco anos, além de multa, para quem o pratica. Já a Lei 4.532/2023 equipara o crime de injúria racial ao de racismo, passando à mesma pena e impossibilidade de fiança e prescrição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dourados registra nova queda de temperatura e amanhece com 6ºC nesta quarta-feira

Prefeitura abre crédito suplementar de R$ 15,8 milhões para entidades de Campo Grande

VÍDEO: leões-marinhos tentam se salvar após terremoto na Rússia

Dois são presos e 5 adolescentes apreendidos em operação contra estupro coletivo em MS

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

hospital regional

Riedel supervisiona obras em Ribas do Rio Pardo nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Mundo

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Republicano cita que os EUA e Índia fizeram poucos negócios porque as tarifas indianas são muito altas

TV & Novela

Não assista: Sinal da Record é invadido por transmissão perturbadora e conteúdo gera pavor na internet

Recomendação é que internautas não assistam ao vídeo da invasão do sinal, pois frequência sonora e imagens podem causar mal estar

Famosos

Carlinhos Maia se declara a Lucas Guimarães após divórcio: ‘Meu grande amor’

Em meio a rumores, Carlinhos Maia rasgou elogios a Lucas Guimarães logo após anunciar o fim do relacionamento de 15 anos; confira

Brasil

‘Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência’, diz Lula

Nova tarifa passa a valer na próxima sexta-feira (1º)